Gestão de Orientações - Versão Anterior

Todos os alunos de 2º ciclo devem desenvolver um trabalho final para conclusão deste ciclo de estudos.
O trabalho final pode ser:
  • Dissertação de Mestrado, 
  • Trabalho Projecto, ou
  • Projecto Final de Arquitectura.

Para iniciar o registo de um novo trabalho/dissertação, tem duas opções possíveis:
  • Directamento no processo do aluno:
No portal 'Secretaria da Escola', pelo link "Visualizar alunos", aceder ao processo de matricula do aluno.


    Para além desta funcionalidade só estar disponível para os alunos de 2º ciclo, é necessário que:
    • A sua matricula esteja activa 
    • A incrição na cadeira de dissertação ou projecto final seja válida (ou seja, não esteja anulada e que seja válida para o currente ano lectivo).

    Nos "Detalhes da Matrícula", no separador "Gestão de Orientação", clique no link Criar.


  • Listagem de alunos que correspondam a determinados parâmetros:

Consoante as opções escolhidas nos parâmetros pode:
  • 'Procurar' - será mostrada uma listagem de todos os alunos que se encontrem nos parametros seleccionados;

Se o aluno tiver um registo de orientação activo e em desenvolvimento, o único link que aparecerá é 'Processo do Aluno'.
Se o aluno não tiver nenhum registo de orientação ou se tiver um registo concluído ou cancelado, aparecerá também o link 'Criar Orientação', através do qual será reencaminhado para o formulário de registo de orientação

  • 'Exportar' - faz o download de uma lista de todas as informações das orientações de todos os alunos que correspondam às seleccões nos parâmetros.



    Formulário de registo

        Ao clicar no link Criar, será redireccionado para o ecrã abaixo.
        É apresentado um formário para o registo.


 Tipo Nome  Descrição
 Campo Tipo Este campo é preenchido automáticamente, com o tipo de trabalho consoante a cadeira que o aluno se inscreveu.
 Campo Tema  Tema do trabalho, que pode ser modificadoem todos os estados, até à data de entrega
 Campo Título Título do trabalho, que pode ser modificado em todos os estados, até à data de entrega
 Campo Data de Registo Data em que o documento de registo da orientação foi entregue na secretaria da escola.
 Campo Data de Entrega esperada Data de entrega esperada na secretaria da escola do trabalho/dissertação.
 Campo Observações Campo opcional, para inserção de observações extra.
 Botão Criar Regista no processo do aluno o trabalho criado

    Nota: Todos os campos assinalados com o símbolo (*) são de preenchimento obrigatório.


    Após registo de Trabalho Final

    Ao preencher os campos e seleccionar o botão Criar, será redireccionado novamente para os "Detalhes da Matricula"


    Assim que é criado, o trabalho fica com o estado Registado
    Nesta tabela é também mostrada a data em que foi feita a última modificação (apresentada no campo 'Data edição') e pessoa que efectuou a alteração (apresentado no campo 'Editado por').

    Logo após o registo do trabalho, existem dois links disponíveis:

 TipoNome Descrição 
 Link Ver Permite visualizar os detalhes do trabalho final.
 Link Apagar Enquanto não existe o registo de orientadores associados ao trabalho final, é possível apagar o trabalho final.
 A partir do momento que exista registo de um orientador / co-orientador, para apagar o trabalho final é necessário solicitar essa acção ao responsável do NATA.


    Ver Processo de Orientação

    Ao clicar no link Ver, na secção "Gestão de Orientações" do Processo de Matrícula do aluno, é redireccionado para a página abaixo.




    Estados possíveis num trabalho final
        Existem diferentes estados possíveis num trabalho final.


    Em qualquer dos estados, o Responsável do NATA pode cancelar um trabalho final. 
    É também possível reverter esse estado (opção também disponibilizada apenas ao responsável do NATA), reactivando o trabalho final. Este fica com o mesmo estado e dados que tinha antes do cancelamento.


    Editar estado "Registado" sem orientadores associados

    Enquanto não for associado um Orientador ou Co-orientadores, apenas é possível editar os dados registados inicialmente.

    Ao clicar no botão Editar, é reencaminhado para uma página com um formulário igual ao apresentado na imagem abaixo.
    Neste são mostrados os dados registados na base de dados.
    Os campos em aberto são pacíveis de modificação.


    No ecrã de edição dos dados do trabalho final, também aparecem sempre a título informativo as secções "Orientadores", "Júri de prova" e "Histórico de orientadores".


    Criar Orientador


    Ao clicar no link Criar, é redireccionado para uma página com um formulário igual ao apresentado na imagem abaixo.


 TipoNome  Descrição
 Lista Tipo Existem dois tipos orientação possível:
  • Orientador
  • Co-Orientador
 É possível registar mais que Co-Orientador num trabalho final.
 Campo Nome Nome da pessoa que ficará com o tipo de orientação seleccionada com campo acima.
 Campo Data de inicio da orientação Data de inicio da orientação pela pessoa seleccionada.
 Botão Guardar Associa ao trabalho final a pessoa.
 Botão Cancelar Permite sair da página sem efectuar qualquer modificação.

    Nota: Todos os campos assinalados com o símbolo (*) são de preenchimento obrigatório.

    Ao carregar no botão Guardar, é reencaminhado de novo para a página Detalhes da Orientação, e a secção 'Orientadores' apresentará o seguinte aspecto:


 TipoNomeDescrição 
 Link Editar Permite editar todos os dados do orientador.
 Link Anular Permite anular a orientação registada.
 Link Criar Permite criar um novo orientador associado ao trabalho.

    É possível acrescentar mais Co-orientadores, modificar todos os dados registados e anular uma orientação antes de mudar o estado do trabalho final para Entregue.


    Anular um Orientador  

    No caso da anulação de um orientador, surge uma janela para confirmação da anulação.


    No caso de ser afirmativo, este passa para a secção "Histórico de Orientadores", como demonstra a imagem abaixo


   Alterar estado "Registado" com orientadores associados

    Após associar pelo menos o Orientador (sem este não é possível alterar o estado do trabalho), ao editar os dados surgem dois novos botões na página de edição:
  • Prorrogar Data Entrega
  • Entregar
     Estes alteram o estado do trabalho final e cada um reencaminha para uma página diferente.

    Nota: Embora seja possível a partir do estado Registado alterar logo o estado para Entregue, neste manual vão ser percorridos todos os estados possíveis.


    Alterar para estado "Entregue"

    Ao carregar no botão para Editar, e se tiver pelo menos um orientador associado, é redireccionado para a seguinte página com o seguinte formulário:


    Para além de ser possível modificar os dados existentes, surge o botão Entregar.
    Ao carregar nesse botão, é redireccionado para outra página, com um formulário igual ao mostrado na imagem abaixo.



 Tipo Nome Descrição
 Campo Tema Campo disponível para ser modificado    
 Campo Título Campo disponível para ser modificado    
 Campo Data de entrega Data de entrega do trabalho na Secretaria da Escola.
 Lista Língua Escrita Língua em que o trabalho foi escrito.
 Campo Obervações Campo disponível para ser modificado    
 Botão Guardar Botão que regista na base de dados as alterações modificadas
 Botão Cancelar Permite sair da página sem efectuar qualquer modificação. O novo estado não é guardado.



    Alterar para estado "Para Avaliação"

    Ao editar o estado "Entregue", é reencaminhado para uma página com um formulário igual ao à mostrado na imagem abaixo, na qual surge o botão Para Avaliação.

    Ao carregar nesse botão, é redireccionado para uma outra página, onde irá fazer o registo dos dados necessários para que o trabalho final fique com esse novo estado.
    A nova página é mostrado um frmulário igual ao abaixo mostrado.


    
 Tipo Nome Descrição
 Campo Data de Homologação do Júri Data em que o Conselho Científico aprovou o o Júri escolhido para defesa da prova.
 Campo Data da Defesa Data de defesa da prova.   
 Campo Hora da Defesa Hora da defesa da prova.
 Campo Sala Sala onde irá ocorrer a defesa da prova.
 Campo Obervações Campo disponível para ser modificado    
 Botão Guardar Botão que regista na base de dados as alterações modificadas
 Botão Cancelar Permite sair da página sem efectuar qualquer modificação. O novo estado não é guardado.

    Ao carregar no botão Guardar é novamente direccionado para os Detalhes da Orientação.


    Associar elementos ao Júri de prova

    Com o estado Para Avaliação registado, surge no separador "Júri de prova" o link Criar.
    

    Ao clicar neste link, é redireccionado para uma página com um formulário, onde é possível associar os elementos aprovados pelo Conselho Científico.


 Tipo Nome Descrição
 Lista Tipo Existem dois tipos possíveis para elementos de Júri:
  • Presidente
  • Arguente
 Campo Nome Nome da pessoa.
 Botão Guardar Botão que regista na base de dados as alterações modificadas
 Botão Cancelar Permite sair da página sem efectuar qualquer modificação.

    Após carregar no botão Guardar, é novamente redireccionado para os Detalhes da Orientação.
    Como mostrado na imagem abaixo, qualquer elemento do Júri é passível de ser eliminado, sem que fique qualquer registo na base de dados.
    É apenas possível registar um elemento como Presidente de Júri, embora possa existir mais que um Arguente.
    

    Estado Para Avaliação - Anexar Acta

    Este é o último estado possível de modificação por parte do Secretariado da Escola.
    Após todos os dados estarem preenchidos (Data de homologação do Júri, data da defesa, hora da defesa, sala, e membros do Júri) passa a estar disponível um link na àrea da Acta.
    Quando esta existir, é possível anexar o documento ao processo de Orientação, possibilitando assim a consulta da mesma de futuro.
   

    Ao carregar no link Anexar Acta, é encaminhado para o seguinte formulário:


    Ao carregar no botão Choose File é aberta uma janela para procura do documento. Ao guardar este fica associado à orientação.


(documento exemplificativo)


    Estado Concluído


    Após ter sido dado como concluído o trabalho (com o registo da data, tipo de votação e nota) por parte dos Serviços Académicos, é apenas possível:

  • Envio para a biblioteca

    Enquanto o campo 'Enviado para a biblioteca' não estiver preenchido com a informação 'Sim', o processo não está terminado.

    Ao carregar no botão 'Editar' é reencaminhado para um formulário igual ao abaixo apresentado, onde é possível escolher uma opção no envio para a biblioteca (Sim /Não).


    Quand for seleccionada a opção 'Sim' no campo 'Enviado para a Biblioteca' e for guardada essa informação, o processo fica terminado.
    A partir desse momento apenas será possível consultar os dados do trabalho ou criar um novo.

  • Consultar os dados desse trabalho.


  • Criar um novo trabalho.