FAQ - Perguntas frequentes sobre o processo de assinatura digital

É normal o processo de assinatura digital demorar muito tempo?

Resposta: Sim, o processo pode demorar algum tempo dependendo da rede, do seu computador local, da carga dos servidores do cartão do cidadão, etc. Poderão existir diversos factores para que o processo de assinatura digital demore vários minutos a acabar. No entanto numa situação normal / habitual deverá demorar até cerca de um minuto a estar finalizado.
O tempo que a assinatura digital demora é o somatório de vários componentes / fases, resumidamente são:
  1. Carregamento da página web;
  2. Envio da applet java que será ponte com o smartcard;
  3. Envio do documento do sistema fénix para a applet java a correr no computador do utilizador;
  4. Inserção do código pin;
  5. Validação do código pin;
  6. Assinatura digital do documento, que incluí comunicações com servidores remotos do cartão do cidadão;
  7. Envio do documento, já assinado, para o servidor do sistema fénix;
  8. Validação se o número de identificação do cartão usado para assinar o documento é o mesmo do utilizador do sistema fénix;
  9. O documento é guardado no repositório de documentos do sistema fénix.

Posso introduzir a minha assinatura digitalizada?

Resposta: O sistema não suporta a possibilidade dos utilizadores colocarem uma imagem da sua assinatura digitalizada. A imagem no documento criaria uma falta sensação de segurança que poderia ser explorada maliciosamente, pois a sua existência não teria qualquer valor.
Na assinatura digital de pautas, o sistema gera a pauta com a indicação que a mesma se encontra assinada digitalmente no sítio onde anteriormente os docentes assinavam manualmente. Dessa forma a versão impressa do documento assinado digitalmente apresenta a indicação que a versão digital está assinada.

Podem assinar digitalmente por mim?

Exemplo: roubo de credenciais de acesso aos sistema, deixou o computador desbloqueado, etc.
Resposta: Não é possível que alguém assine por si digitalmente, pois o sistema cruza o documento de identificação (número de bilhete de identidade ou cartão do cidadão) no processo de assinatura digital. Como referido nos casos de uso de assinatura digital de documentos.

Exemplo, texto introdutório nas funcionalidades de "Teste assinatura digital de ficheiros" e de "Confirmar e assinar digitalmente" pautas.
Deverá utilizar o seu cartão de cidadão para assinar o ficheiro. O sistema irá verificar se o número de identificação do cartão é o mesmo daquele registado no sistema (valor actual: XXXXXXXXX). Caso a informação não esteja correta queira dirigir-se aos Serviços de Gestão do Ensino se aluno ou à Unidade de Recursos Humanos se funcionário para procederem à sua correcção.
Para criar uma assinatura digital, garanta que o cartão do cidadão está inserido no leitor, e que o leitor está conectado ao seu computador. Os ambientes suportados são: Firefox (em Windows, Mac OS X e Linux) e, Chrome e Internet Explorer (Windows).
A assinatura digital está em curso, e poderá demorar alguns instantes a concluir.

Java pergunta-me se pretendo deixar executar uma aplicação do "publisher" "Quorum Born IT LDA"
Deverá dizer que sim, esse publisher é a empresa que fez o componente de software que usamos para interagir com o cartão do cidadão e para assinar documentos digitalmente.

Acabei de assinar algumas pautas digitalmente e de repente passou a dar o erro OutSideException

Mensagem de erro: Ocorreu um erro: OutSideException(java.io.IOException):Server returned HTTP response code: 401 for URL: http://ts.cartaodecidadao.pt/tsa/server

O problema na assinatura ocorre devido a uma restrição no "Serviço de Selos Temporais" (http://pki.cartaodecidadao.pt/).
    "O Cartão de Cidadão disponibiliza selos temporais gratuitos a quaisquer cidadãos que deles necessitem. O acesso a este serviço não requer autenticação, mas existem limites temporais e de quantidade no acesso ao serviço, de forma a manter o nível de serviço e evitar utilizações abusivas. O serviço está por isso limitado a um máximo de 20 pedidos em cada período de 20 minutos. Se este valor for excedido o serviço será bloqueado durante 24 horas, sem prejuízo de outras consequências em caso de repetição de situações de bloqueio."
    Trocado por miúdos, o endereço IP público que o seu computador está a utilizar para se ligar à Internet ficou bloqueado nas próximas 24 horas ao "Serviço de Selos Temporais".

Por favor tente uma das seguintes soluções:
1- Ligação VPN ao ISCTE-IUL
2- Ligar o portátil à Internet do Telemóvel, sendo que o telemóvel terá de estar ligado à Internet pelo rede do telemóvel em vez de wifi.