Página de suporte das avaliações parcelares nas unidades curriculares.
Esta informação diz respeito apenas às unidades curriculares dos cursos geridos pelo ISCTE-IUL.
AvisoNeste semestre, 2.º semestre de 2016/2017, apenas um grupo de docentes vai usar
as funcionalidades do módulo de avaliações parcelares no Fénix. Assim, os Secretariados
das Escolas e a UER ainda poderão marcar/criar Testes. Todavia, a
partir de 2017/2018, os Testes passarão a ser marcados apenas pelos
Docentes tal como consta no presente manual.
Introdução
No âmbito da avaliação dos alunos nas unidades curriculares, foi criado
no Fénix um módulo de funcionalidades que permitem gerir avaliações de vários tipos e atribuir-lhes salas.
Existem os seguintes tipos de avaliações parcelares: Avaliação contínua, Teste, Projecto e Exame.
No Fénix, os exames são criados pelos secretariados das
escolas. As avaliações parcelares dos restantes tipos (Avaliação
contínua, Teste, Projecto), são criadas pelos docentes das unidades
curriculares.
Todas as avaliações (Avaliação contínua, Teste, Projecto e Exame) criadas numa unidade curricular são visíveis por todos os docentes das unidades curriculares na página de cada unidade curricular através do portal Docência.
No módulo das avaliações parcelares não são criadas pautas. No
módulo da avaliação final dos alunos nas unidades curriculares, que já existia, a gestão de pautas continua a ser feita da mesma forma.
As notas que os docentes atribuírem aos alunos nas avaliações parcelares
são independentes entre si e também são independentes das notas finais
dos alunos nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos alunos nas unidades curriculares.
A atribuição de salas às avaliações é efectuada pela UER.
Os docentes podem criar pedidos de reserva de sala para as avaliações parcelares através das
páginas das unidades curriculares. Estes pedidos criados pelos docentes ficam disponíveis para atribuição de salas no portal de Gestão de recursos com o estado Pendente.
Dados geridos nas avaliações parcelares
Dados |
Informação |
Figura |
Nome |
O nome das avaliações parcelares em cada unidade curricular
deve ser único, assim, caso seja necessário criar mais do que um
"Exame" numa unidade curricular deve indicar-se um nome único em cada Exame, por exemplo "Exame de 1.ª época", "Exame de 2.ª época", "Exame de Época Especial"...).
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Indicar o nome
Figura 1: Indicar o nome
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Tipo e Época
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Indicar o tipo "Exame"e a época pretendida do exame.
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Indicar o tipo
Figura 2: Indicar o tipo
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Data e hora do início e do fim
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Nestes campos indica-se a data e hora do início e do fim da avaliação. No exemplo da imagem, a avaliação tem início às 18:00h e termina às 19:30 do dia 29 de Maio de 2017.
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Indicar o início e o fim
Figura 3: Indicar o início e o fim
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Ponderação na nota final (%)
| Não é necessário preencher
| | Restrito para turnos | Não é necessário preencher
| | Requer inscrição prévia
| Não é necessário preencher
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Criar avaliações parcelaresCriar avaliações parcelares por unidade curricular
As avaliações parcelares são criadas no portal Gestão de Recursos, através da funcionalidade Marcar.
Procedimentos para criar uma avaliação parcelar
Para criar uma avaliação parcelar, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
- na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
- na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
- na página apresentada, clique no botão [+] Criar avaliação;
- preencha os campos e clique no botão Criar para guardar a nova avaliação parcelar.
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Criar avaliação parcelar
Figura 4: Criar avaliação parcelar
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Preencher a informação do exame
Figura 6: Preencher a informação do exame
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Criar Avaliações (p/ todas as UCs)O botão Criar Avaliações (p/ todas as UCs), que se encontra na página do plano curricular, permite criar, de uma só vez, uma avaliação em todas as unidades curriculares de um determinado semestre do plano curricular. Esta funcionalidade permite criar, por exemplo, um exame para todas as UC de um determinado semestre.
Consultar as avaliações parcelares
Os secretariados das escolas podem consultar todas as avaliações parcelares das unidades curriculares da seguinte forma:
Procedimentos para consultar as avaliações parcelares
Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
- na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
- na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
- na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).
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Consultar as salas das avaliações parcelares
Os secretariados das escolas podem consultar as salas das avaliações parcelares das unidades curriculares da seguinte forma:
Procedimentos para consultar as salas das avaliações parcelares
Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
- na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
- na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
- na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).
- na avaliação parcelar pretendida clique em Salas.
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Consultar as salas das avaliações parcelares
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Figura 7: Consultar as salas das avaliações parcelares
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Remover / apagar avaliações parcelares
Apenas podem ser removidos pelos secretariados das escolas os exames que não tiverem alunos inscritos ou salas atribuídas. o link Remover só se encontra visível quando o exame se encontra nas condições indicadas.
Procedimentos para remover as avaliações parcelares
Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
- na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
- na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
- na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).
- na linha da avaliação pretendida, clique em Remover.
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Remover uma avaliação parcelar
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Figura 8: Remover uma avaliação parcelar
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Associar avaliações parcelares
Para efeitos de reserva de salas em conjunto pode ser necessário associar avaliações. A associação de avaliações é efectuada no portal Gestão de Recursos.
Procedimentos para associar avaliações
Para associar avaliações, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
- na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
- na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
- na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões);
- na linha da avaliação pretendida, clique em Salas;
- clique no botão Associar avaliação;
- finalmente clique em Associar na avaliação que pretende que seja associada.
- clique no botão Pesquisa Avançada;
- preencha os campos de pesquisa necessários para obter a avaliação a que pretende associar outra(s) avaliação(ões) e clique no botão Pesquisar;
- clique em Detalhe na avaliação pretendida;
- clique no botão Associar avaliação;
- finalmente clique em Associar na avaliação que pretende que seja associada.
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Figura 9: Lista de avaliações
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Figura 10: Associar avaliações
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Atribuir salas
A atribuição de salas é efectuada no portal Gestão de Recursos, através da funcionalidade Atribuir salas. Na página Avaliações - Pesquisa Avançada, o campo de filtro de texto livre que se encontra
imediatamente antes da tabela da lista das avaliações pode ser usado para filtrar
as avaliações. O filtro é aplicado a todas as colunas da tabela. Nas avaliações, a coluna Lugares mostra a diferença entre o número de alunos previsto e a (coluna) capacidade das salas. Enquanto o pedido não se encontrar no estado Resolvido, se a diferença for negativa será mostrada a vermelho. Quando o pedido for alterado para o estado Resolvido, mesmo que a diferença continue negativa passará a ser mostrada a preto. O docente pode efectuar pedidos de reserva de salas para qualquer das avaliações parcelares das UC. O docente pode indicar no pedido de reserva de sala o número de alunos previsto no campo N. previsto de alunos, bem como outra informação relevante no campo Observações. Os pedidos de reserva de salas efectuados pelos docentes através das
páginas das avaliações parcelares das unidades curriculares são criados
com o estado Novo. Após o pedido de reserva de salas ser totalmente tratado, o estado do pedido deve ser alterado para Resolvido pela UER.
Procedimentos para atribuir salas
Para atribuir salas, efectuar os seguintes procedimentos:
- efectue a autenticação no Fénix;
- clique no portal Gestão de Recursos;
- no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique no botão Atribuir salas;
- na página apresentada, preencha os campos de filtro e clique no botão Pesquisar (altere ou elimine as datas indicadas);
- na linha da avaliação pretendida, clique em Detalhe;
- para reservar sala, clique no botão Reservar sala;
- preencha os campos de pesquisa e clique no botão Pesquisar;
- na lista de salas, na linha da sala pretendida, clique em Reservar (se for necessário atribuir mais salas à avaliação, repita a partir do passo 6.).
O campo Número de lugares em Salas é actualizado à medida que as salas são atribuídas à avaliação parcelar.
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Figura 11: Lista de avaliações |
Figura 12: Atribuir salas
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Estado de pedido de salaOs pedidos de reserva de salas efectuados pelos docentes através das páginas das avaliações parcelares das unidades curriculares são criados com o estado Pendente. Após o pedido de reserva ter sido totalmente tratado, o estado do pedido deve ser alterado para Resolvido pela UER. Nas avaliações, a coluna Lugares mostra a diferença entre o número de alunos previsto e a (coluna) capacidade das salas. Enquanto o pedido não se encontrar no estado Resolvido, se a diferença for negativa será mostrada a vermelho. Quando o pedido for alterado para o estado Resolvido, se a diferença for negativa deixa de ser mostrada a vermelho. O campo Estado de pedido de sala pode ser usado filtrar as avaliações. Apoio
Consultar informação sobre o serviço de apoio aqui.
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