Avaliações parcelares

Página de suporte das avaliações parcelares nas unidades curriculares.

Esta informação diz respeito apenas às unidades curriculares dos cursos geridos pelo ISCTE-IUL.



Avisos

Aviso

Neste semestre, 2.º semestre de 2016/2017, apenas um grupo de docentes vai usar as funcionalidades do módulo de avaliações parcelares no Fénix. Assim, os Secretariados das Escolas e a UER ainda poderão marcar/criar Testes. Todavia, a partir de 2017/2018, os Testes passarão a ser marcados apenas pelos Docentes tal como consta no presente manual.



Introdução

No âmbito da avaliação dos alunos nas unidades curriculares, foi criado no Fénix um módulo de funcionalidades que permitem gerir avaliações de vários tipos e atribuir-lhes salas.

Existem os seguintes tipos de avaliações parcelares: Avaliação contínua, Teste, Projecto e Exame.

No Fénix, os exames são criados pelos secretariados das escolas. As avaliações parcelares dos restantes tipos (Avaliação contínua, Teste, Projecto), são criadas pelos docentes das unidades curriculares.

Todas as avaliações (Avaliação contínua, Teste, Projecto e Exame) criadas numa unidade curricular são visíveis por todos os docentes das unidades curriculares na página de cada unidade curricular através do portal Docência.

No módulo das avaliações parcelares não são criadas pautas. No módulo da avaliação final dos alunos nas unidades curriculares, que já existia, a gestão de pautas continua a ser feita da mesma forma.

As notas que os docentes atribuírem aos alunos nas avaliações parcelares são independentes entre si e também são independentes das notas finais dos alunos nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos alunos nas unidades curriculares.

A atribuição de salas às avaliações é efectuada pela UER.

Os docentes podem criar pedidos de reserva de sala para as avaliações parcelares através das páginas das unidades curriculares. Estes pedidos criados pelos docentes ficam disponíveis para atribuição de salas no portal de Gestão de recursos com o estado Pendente.


Dados geridos nas avaliações parcelares

 Dados  Informação  Figura

 



Nome



O nome das avaliações parcelares em cada unidade curricular deve ser único, assim, caso seja necessário criar mais do que um "Exame" numa unidade curricular deve indicar-se um nome único em cada Exame, por exemplo "Exame de 1.ª época", "
Exame de 2.ª época", "Exame de Época Especial"...).

 
 
Indicar o nome

Figura 1: Indicar o nome






 Tipo
e
Época
 




Indicar o tipo "Exame"e a época pretendida do exame.

 
 
Indicar o tipo

Figura 2: Indicar o tipo






Data e hora do início e do fim


Nestes campos indica-se a data e hora do início e do fim da avaliação. No exemplo da imagem, a avaliação tem início às 18:00h e termina às 19:30 do dia 29 de Maio de 2017.
Indicar o início e o fim

Figura 3: Indicar o início e o fim


Ponderação na nota final (%)

 
Não é necessário preencher

 
 
Restrito para turnos

Não é necessário preencher

 
 
Requer inscrição prévia


Não é necessário preencher

 




Criar avaliações parcelares

Criar avaliações parcelares por unidade curricular

As avaliações parcelares são criadas no portal Gestão de Recursos, através da funcionalidade Marcar.

 
Procedimentos para criar uma avaliação parcelar

Para criar uma avaliação parcelar, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
  4. na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
  5. na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
  6. na página apresentada, clique no botão [+] Criar avaliação;
  7. preencha os campos e clique no botão Criar para guardar a nova avaliação parcelar.


Criar avaliação parcelar

Figura 4: Criar avaliação parcelar




Criar exame

Figura 5: Criar exame




Preencher a informação do exame

Figura 6: Preencher a informação do exame



Criar Avaliações (p/ todas as UCs)

O botão Criar Avaliações (p/ todas as UCs), que se encontra na página do plano curricular, permite criar, de uma só vez, uma avaliação em todas as unidades curriculares de um determinado semestre do plano curricular.

Esta funcionalidade permite criar, por exemplo, um exame para todas as UC de um determinado semestre.


Consultar as avaliações parcelares

Os secretariados das escolas podem consultar todas as avaliações parcelares das unidades curriculares da seguinte forma:


 
Procedimentos para consultar as avaliações parcelares

Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
  4. na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
  5. na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
  6. na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).





Consultar as salas das avaliações parcelares

Os secretariados das escolas podem consultar as salas das avaliações parcelares das unidades curriculares da seguinte forma:


 
Procedimentos para consultar as salas das avaliações parcelares

Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
  4. na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
  5. na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
  6. na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).
  7. na avaliação parcelar pretendida clique em Salas.








Consultar as salas das avaliações parcelares
Figura 7: Consultar as salas das avaliações parcelares




Remover / apagar avaliações parcelares

Apenas podem ser removidos pelos secretariados das escolas os exames que não tiverem alunos inscritos ou salas atribuídas. o link Remover só se encontra visível quando o exame se encontra nas condições indicadas.


 
Procedimentos para remover as avaliações parcelares

Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
  4. na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
  5. na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
  6. na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões).
  7. na linha da avaliação pretendida, clique em Remover.








Remover uma avaliação parcelar

Figura 8: Remover uma avaliação parcelar





Associar avaliações parcelares

Para efeitos de reserva de salas em conjunto pode ser necessário associar avaliações. A associação de avaliações é efectuada no portal Gestão de Recursos.


 
Procedimentos para associar avaliações

Para associar avaliações, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique em Marcar;
a seguir:
  1. na página apresentada, seleccione o Ano lectivo e o Tipo de Curso e clique no botão Pesquisar ou digite o nome do curso no campo de pesquisa;
  2. na linha do curso pretendido, clique em Detalhe;
  3. na linha da UC pretendida, clique em [X] Avaliação(ões);
  4. na linha da avaliação pretendida, clique em Salas;
  5. clique no botão Associar avaliação;
  6. finalmente clique em Associar na avaliação que pretende que seja associada.
ou
    1. clique no botão Pesquisa Avançada;
    2. preencha os campos de pesquisa necessários para obter a avaliação a que pretende associar outra(s) avaliação(ões) e clique no botão Pesquisar;
    3. clique em Detalhe na avaliação pretendida;
    4. clique no botão Associar avaliação;
    5. finalmente clique em Associar na avaliação que pretende que seja associada.






Lista de avaliações

Figura 9: Lista de avaliações





Associar avaliações
Figura 10: Associar avaliações



Atribuir salas

A atribuição de salas é efectuada no portal Gestão de Recursos, através da funcionalidade Atribuir salas.

Na página Avaliações - Pesquisa Avançada, o campo de filtro de texto livre que se encontra imediatamente antes da tabela da lista das avaliações pode ser usado para filtrar as avaliações. O filtro é aplicado a todas as colunas da tabela.

Nas avaliações, a coluna Lugares mostra a diferença entre o número de alunos previsto e a (coluna) capacidade das salas. Enquanto o pedido não se encontrar no estado Resolvido, se a diferença for negativa será mostrada a vermelho. Quando o pedido for alterado para o estado Resolvido, mesmo que a diferença continue negativa passará a ser mostrada a preto.

O docente pode  efectuar pedidos de reserva de salas para qualquer das avaliações parcelares das UC.

O docente pode indicar no pedido de reserva de sala o número de alunos previsto no campo N. previsto de alunos, bem como outra informação relevante no campo Observações.

Os pedidos de reserva de salas efectuados pelos docentes através das páginas das avaliações parcelares das unidades curriculares são criados com o estado Novo.

Após o pedido de reserva de salas ser totalmente tratado, o estado do pedido deve ser alterado para Resolvido pela UER.




 
Procedimentos para atribuir salas

Para atribuir salas, efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Gestão de Recursos;
  3. no menu lateral esquerdo, na secção Avaliações escritas, clique no botão Atribuir salas;
  4. na página apresentada, preencha os campos de filtro e clique no botão Pesquisar (altere ou elimine as datas indicadas);
  5. na linha da avaliação pretendida, clique em Detalhe;
  6. para reservar sala, clique no botão Reservar sala;
  7. preencha os campos de pesquisa e clique no botão Pesquisar;
  8. na lista de salas, na linha da sala pretendida, clique em Reservar (se for necessário atribuir mais salas à avaliação, repita a partir do passo 6.).

O campo Número de lugares em Salas é actualizado à medida que as salas são atribuídas à avaliação parcelar.







Lista de avaliações
Figura 11: Lista de avaliações




Atribuir salas

Figura 12: Atribuir salas



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Estado de pedido de sala

Os pedidos de reserva de salas efectuados pelos docentes através das páginas das avaliações parcelares das unidades curriculares são criados com o estado Pendente.

Após o pedido de reserva ter sido totalmente tratado, o estado do pedido deve ser alterado para Resolvido pela UER.

Nas avaliações, a coluna Lugares mostra a diferença entre o número de alunos previsto e a (coluna) capacidade das salas. Enquanto o pedido não se encontrar no estado Resolvido, se a diferença for negativa será mostrada a vermelho. Quando o pedido for alterado para o estado Resolvido, se a diferença for negativa deixa de ser mostrada a vermelho.

O campo Estado de pedido de sala pode ser usado filtrar as avaliações.


Apoio

Consultar informação sobre o serviço de apoio aqui.