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RAC - Relatório de autoavaliação de curso


Introdução

O RAC - Relatório de autoavaliação de curso permite obter informação sistematizada de cada curso.


Estrutura do RAC

A estrutura do RAC é a seguinte:
   

Índice

1. Identificação do curso

2. Pessoal docente
    2.1. Equipa docente do ciclo de estudos
        2.1.1. Unidades curriculares obrigatórias
        2.1.2. Unidades curriculares optativas
    2.2. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos docentes
        2.2.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)

3. Estudantes
    3.1. Caracterização dos estudantes por sexo
    3.2. Caracterização dos estudantes por idade
    3.3. Caracterização dos estudantes por região de proveniência
    3.4. Número de estudantes por ano curricular
    3.5. Procura do ciclo de estudos por parte dos potenciais estudantes
    3.6. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos estudantes
        3.6.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)
    3.7. Opinião dos estudantes sobre o curso

4. Resultados
    4.1. Resultados académicos
        4.1.1. Objectivos de aprendizagem (quando aplicável)
        4.1.2. Taxa de sucesso das unidades curriculares do ciclo de estudos
        4.1.3. Eficiência formativa do ciclo de estudos - transição de ano curricular
        4.1.4. Eficiência formativa do ciclo de estudos - conclusão do ciclo de estudos
        4.1.5. Empregabilidade
    4.2. Nível de internacionalização
    4.3. Outros resultados

5. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas no ano lectivo anterior

6. Análise dos pontos fortes e a melhorar no ciclo de estudos

7. Medidas concretas a implementar no ano seguinte

8. Comentários gerais

9. Anexos
    9.1. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos docentes
        9.1.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)
        9.1.2. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas na edição anterior das unidades curriculares
        9.1.3. Análise dos pontos fortes e a melhorar nas unidades curriculares
        9.1.4. Medidas concretas a implementar na edição seguinte das unidades curriculares
    9.2. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos Estudantes
        9.2.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)




Fluxo de estados do RAC



 


Os estados do RAC são alterados tendo em conta o seguinte:
  • Rascunho: estado em que a informação do RAC se encontra em preenchimento;
  • Preenchido: estado em que os campos de preenchimento obrigatório foram preenchidos e marcados como preenchidos;
  • Bloqueado: estado em que os campos de preenchimento obrigatório não podem ser alterados e os ficheiros .pdf para a versão final do RAC podem ser inseridos no sistema;
  • Pendente: estado em que o RAC pode ser publicado;
  • Publicado: estado em que passam a ser disponibilizados os ficheiros (.pdf) inseridos no sistema para consulta da versão oficial do RAC.

Estado: Rascunho

O estado Rascunho é o estado inicial do RAC. Neste estado pode ser inserida a seguinte informação que será usada no preenchimento de tabelas do RAC:
  • a procura do curso por potenciais estudantes;
  • a empregabilidade do curso;
  • a apreciação do curso;
  • a apreciação das unidades curriculares do curso.
Após o preenchimento da informação indicada se encontrar concluído, esta deve ser marcada como preenchida. Este procedimento é efectuado na caixa Estado de preenchimento da informação, no campo Marcada como preenchida/não preenchida não só para que seja possível consultar o estado de preenchimento de forma consistente mas também para que o RAC possa ser publicado pelo gabinete de qualidade.

Após a marcação da informação como preenchida, deixa de ser possível alterá-la, no entanto, enquanto não se encontrar bloqueada, é possível desmarcá-la e alterá-la.

Quando a procura e a empregabibilidade do curso forem marcadas como preenchidas, o RAC passa automaticamente ao estado (seguinte) Preenchido.


Estado: Preenchido

Após a procura do curso e a empregabibilidade do curso serem marcadas como preenchidas, o RAC é actualizado automaticamente para o estado Preenchido. Neste novo estado, as alterações à informação já podem ser bloqueadas pelo GPSQ a fim de obter versão definitiva do RAC.

Quando as alterações forem bloqueadas o RAC passa automaticamente ao estado (seguinte) Bloqueado.

Se for necessário desbloquear as alterações, o estado do RAC reverterá automaticamente de bloqueado para preenchido.

Estado: Bloqueado

Após as alterações à informação serem bloqueadas, o RAC é actualizado automaticamente para o estado Bloqueado. Neste novo estado, podem ser inseridos no sistema os dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC. Um ficheiro com os anexos e o outro sem os anexos (Ponto 9.).

Para a criação dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC de cada curso deve ser usada a funcionalidade de impressão do próprio browser após o RAC ser processado pela funcionalidade "Visualizar".

Após os dois ficheiros (.pdf) serem inseridos no sistema, o RAC passa automaticamente ao estado (seguinte) Pendente.

Se for necessário desbloquear as alterações, o estado do RAC reverte automaticamente de bloqueado para preenchido e será novamente actualizado de forma automática para bloqueado quando as alterações forem novamente bloqueadas.

Estado: Pendente

Após os dois ficheiros (.pdf) serem inseridos no sistema, o RAC é actualizado automaticamente para o estado Pendente. Neste estado, o RAC já pode ser publicado pelo GPSQ.

Caso seja necessário, enquanto o RAC se encontra no estado pendente os dois ficheiros podem ser eliminados e podem ser inseridos outros no seu lugar. Ao serem eliminados os ficheiros, o estado do RAC reverte automaticamente para o (anterior) estado Bloqueado e será novamente actualizado de forma automática para pendente quando os dois ficheiros forem novamente inseridos.

Quando o GPSQ publicar o RAC, este passa automaticamente ao estado (seguinte) Publicado.

Estado: Publicado

O estado publicado é o estado final do RAC.

Após a publicação do RAC, a funcionalidade "Visualizar" deixa de processar os dados do RAC e passa a disponibilizar de forma automática os dois ficheiros (.pdf) para download da versão final. Contudo, o GPSQ continua com a possibilidade de efectuar o processamento do RAC com os dados de qualquer momento.


Funcionalidades (menu lateral esquerdo)

  • Visualizar
  • Inserir dados e alterar estado
  • Listar e alterar estado em bloco
  • Exportar informação para Excel
  • Consultar apreciação do curso
  • Consultar apreciação das unidades curriculares

Funcionalidade: Visualizar

Nesta página, é visualizado o RAC de cada curso, por ano lectivo.

A visualização é efectuada da seguinte forma:
  • quando o RAC se encontra em qualquer dos estados, excepto o publicado, é efectuado o processamento dos dados existentes ao momento e é disponibilizado o relatório resultante;
  • a partir do momento em que o RAC passa ao estado publicado, passam a ser disponibilizados para download os dois ficheiros (.pdf) que contêm a versão oficial do RAC.
Nesta página, é possível:
  • consultar a versão portuguesa e a versão inglesa do RAC;
  • consultar o RAC com ou sem os "Anexos (Ponto 9.)";
  • imprimir o documento do RAC, que contém a versão em português seguida da versão em inglês, através da funcionalidade de impressão do browser.


Funcionalidade: Inserir dados e alterar estado

Nesta funcionalidade podem ser efectuados os seguintes procedimentos sobre a informação do RAC de cada curso, por ano lectivo:
  • consultar a lista de directores do curso;
  • consultar o estado do RAC no fluxo de estados e na aba indicada a seguir;
  • na aba Estado do RAC, pode ser alterado o estado do RAC;
  • na aba Procura do curso por potenciais estudantes, pode ser inserida, alterada e eliminada a informação sobre a procura do curso por potenciais estudantes no caso dos cursos do CNAE e nos restantes cursos a informação para o preenchimento da tabela é obtida através dos dados existentes no sistema;
  • na aba Empregabilidade do curso, pode ser inserida, alterada e eliminada a informação sobre a empregabilidade do curso;
  • na aba Apreciação do curso pelo director, pode ser consultada a informação introduzida pelo director de curso sobre a apreciação do curso.
Na aba Estado do RAC, encontram-se as seguintes secções:
  • a secção Estado de preenchimento da informação: é uma secção informativa e indica se a informação está ou não marcada como preenchida;
  • a secção Gestão do estado de bloqueio das alterações: esta secção permite bloquear/desbloquear o preenchimento da informação;
  • a secção Gestão dos ficheiros: esta secção permite inserir, descarregar e eliminar os dois ficheiros (.pdf) que se tornarão na versão definitiva do RAC quando este for publicado;
  • a secção Gestão do estado de publicação do RAC: esta secção permite publicar/despublicar o RAC.


Funcionalidade: Listar e alterar estado em bloco

Através desta funcionalidade, é possível filtrar os RAC por parâmetros e aplicar as seguintes acções em bloco para alteração dos estados dos RAC:

  • Marcar os RAC como preenchidos em bloco:
    • Marcar como preenchidos independentemente de estarem seleccionados na tabela;
    • Marcar como preenchidos se seleccionados na tabela;
  • Bloquear os RAC em bloco:
    • Bloquear independentemente de estarem seleccionados na tabela;
    • Bloquear se seleccionados na tabela;
  • Desbloquear os RAC em bloco:
    • Desbloquear independentemente de estarem seleccionados na tabela;
    • Desbloquear se seleccionados na tabela;
  • Publicar os RAC em bloco:
    • Publicar independentemente de estarem seleccionados na tabela;
    • Publicar se seleccionados na tabela;
  • Despublicar os RAC em bloco:
    • Despublicar independentemente de estarem seleccionados na tabela;
    • Despublicar se seleccionados na tabela.

Marcar os RAC como preenchidos em bloco

Existem duas funcionalidades (botões) que permitem marcar os RAC em bloco como preenchidos:
  • Marcar como preenchidos independentemente de estarem seleccionados na tabela;
  • Marcar como preenchidos se seleccionados.
Procedimentos no sistema:
  • ambas as funcionalidades filtram os cursos cujos campos obrigatórios se encontrem preenchidos na procura e na empregabilidade do curso e que ainda não se encontrem marcados como preenchidos e, a seguir, marcam-nos como preenchidos colocando automaticamente os respectivos RAC no estado preenchido;
  • a primeira funcionalidade (botão) filtra de entre todos os cursos da tabela e marca aqueles que preencherem os requisitos indicados;
  • a segunda funcionalidade (botão) filtra de entre os cursos que se encontrarem seleccionados pelo utilizador na tabela (a selecção é efectuada no lado esquerdo da tabela).

Bloquear os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades (botões) que permitem bloquear os RAC em bloco:
  • Bloquear independentemente de estarem seleccionados na tabela;
  • Bloquear se seleccionados.
Procedimentos no sistema:
  • ambas as funcionalidades filtram os cursos que se encontrem no estado preenchido e bloqueiam as alterações passando os respectivos RAC automaticamente ao estado bloqueado;
  • a primeira funcionalidade (botão) filtra de entre todos os cursos da tabela;
  • a segunda funcionalidade (botão) filtra de entre os cursos que se encontrarem seleccionados pelo utilizador na tabela (a selecção é efectuada no lado esquerdo da tabela).

Desbloquear os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem desbloquear os RAC em bloco:
  • Desbloquear independentemente de estarem seleccionados na tabela;
  • Desbloquear se seleccionados.
Procedimentos no sistema:
  • ambas as funcionalidades filtram os cursos que se encontrem no estado bloqueado e não tenham qualquer ficheiro (.pdf) inserido e, a seguir, desbloqueiam as alterações passando os respectivos RAC automaticamente ao estado preenchido;
  • a primeira funcionalidade (botão) filtra de entre todos os cursos da tabela;
  • a segunda funcionalidade (botão) filtra de entre os cursos que se encontrarem seleccionados pelo utilizador na tabela (a selecção é efectuada no lado esquerdo da tabela).

Publicar os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem publicar os RAC em bloco:
  • Publicar independentemente de estarem seleccionados na tabela;
  • Publicar se seleccionados.
Procedimentos no sistema:
  • ambas as funcionalidades filtram os cursos que se encontrem no estado pendente e, a seguir, publicam os RAC passando automaticamente os respectivos RAC ao estado publicado;
  • a primeira funcionalidade (botão) filtra de entre todos os cursos da tabela;
  • a segunda funcionalidade (botão) filtra de entre os cursos que se encontrarem seleccionados pelo utilizador na tabela (a selecção é efectuada no lado esquerdo da tabela).

Despublicar os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem despublicar os RAC em bloco:
  • Despublicar independentemente de estarem seleccionados na tabela;
  • Despublicar se seleccionados.
Procedimentos no sistema:
  • ambas as funcionalidades filtram os cursos que se encontrem no estado publicado e, a seguir, despublicam os RAC passando automaticamente ao estado pendente;
  • a primeira funcionalidade (botão) filtra de entre todos os cursos da tabela;
  • a segunda funcionalidade (botão) filtra de entre os cursos que se encontrarem seleccionados pelo utilizador na tabela (a selecção é efectuada no lado esquerdo da tabela).

Funcionalidade: Exportar informação para excel

Esta funcionalidade permite criar um ficheiro excel com alguma da informação usada para produzir o RAC. Os dados são exportados indicando o ano lectivo e o tipo de curso.

É criado um ficheiro excel com as seguintes folhas:
  • identificação dos cursos: nesta folha é indicada a seguinte informação:
    • Ano de execução;
    • Tipo de Curso;
    • Curso;
    • Director(es);
    • Director(s)/n/nPeríodo do cargo;
    • Director(es)/n/nEmail institucional;
    • Publicações oficiais;
    • Área científica predominante do ciclo de estudos;
    • Créditos ECTS;
    • Duração do ciclo de estudos;
    • Objectivos gerais;
    • Objectivos de aprendizagem.

  • procura dos cursos: nesta folha é indicada a informação sobre a procura dos cursos;
  • empregabilidade dos cursos: nesta folha é indicada a informação sobre a empregabilidade dos cursos;
  • coordenação dos cursos: nesta folha é indicada a seguinte informação sobre a apreciação dos cursos inserida pelos respectivos directores.

Funcionalidade: Consultar apreciação de curso

Nesta página, é possível consultar a seguinte informação sobre a apreciação do curso que é introduzida pelo respectivo director:
  • Outros resultados (preenchimento facultativo);
  • Grau de concretização (preenchimento obrigatório): o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior e podem ser indicada, por exemplo, a seguinte informação:
    • Finalizada
    • Concretizada (a manter)
    • Concretizada (a desenvolver)
    • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos (preenchimento facultativo);
  • Acções de melhoria a implementar (preenchimento facultativo):
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os campos Aspecto a melhorar, Proposta de melhoria, Prioridade e Indicador de implementação;
    • Podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.
    • Só podem ser alteradas ou eliminadas as propostas de acções de melhoria cujo grau de concretização não exista.
  • Comentários gerais (preenchimento facultativo).


Funcionalidade: Consultar apreciação de unidade curricular

Nesta página, é possível consultar a seguinte informação sobre a apreciação da unidade curricular que é introduzida pelo respectivo coordenador:
  • Satisfação (campos numéricos de preenchimento obrigatório): podem ser inseridos números entre 0 e 5;
  • Grau de concretização (campo de texto de preenchimento obrigatório): o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior e podem ser indicada, por exemplo, a seguinte informação:
    • Finalizada
    • Concretizada (a manter)
    • Concretizada (a desenvolver)
    • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos (dois campos de texto de preenchimento facultativo): Identificação dos pontos fortes e aspectos a melhorar no funcionamento de alguns dos seguintes aspectos, tendo em conta a opinião e os contributos dos docentes e outras partes interessadas relevantes (ex: empregadores):
    • inovação pedagógica;
    • objectivos gerais do ciclo de estudos;
    • organização interna e mecanismos de garantia da qualidade;
    • recursos materiais e parcerias;
    • pessoal docente e não docente;
    • estudantes e ambientes de ensino/aprendizagem;
    • processos;
    • resultados.
  • Acções de melhoria a implementar (campos de texto de preenchimento facultativo):
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os campos Aspecto a melhorar, Proposta de melhoria, Prioridade e Indicador de implementação;
    • Podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.
    • Só podem ser alteradas ou eliminadas as propostas de acções de melhoria cujo grau de concretização não exista.