O repositório de conteúdos é uma funcionalidade que permite ao docente adicionar:
- Ficheiros
- Links
- Sub Pastas
- Texto
Todo o corpo docente da UC é gestor do repositório, não existindo diferenças de permissões entre si.
Por omissão apenas os alunos inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo do repositório, mas os gestores do repositório (docentes) poderão alterar este comportamento.
Na 1ª entrada na funcionalidade de repositório de conteúdo é pedido ao docente para criar um novo repositório.
1ª entrada na funcionalidade repositório de conteúdos de uma UC
Figura: link de criação repositório
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Versão simples: com apenas uma execução (UC leccionada em apenas um curso)
1ª entrada num repositório de uma UC leccionada em apenas 1 curso

Figura: versão simples |
Versão complexa: caso a UC esteja a ser leccionada em mais do que um curso (mais do que uma unidade de execução). Então será mostrado a lista de unidades de execução da mesma unidade de competência (lista da mesma UC noutros cursos/turmas). Caso o docente pretenda unificar e gerir toda a UC no módulo de gestão de repositório de conteúdos junta, então deverá seleccionar todas as UCs que pretenda juntar e de seguida carregar no botão Criar repositório.
1ª entrada num repositório de uma UC com mais do que um curso
Figura: versão complexa - exemplo criar repositório para UC em mais do que um curso |
Se o docente não tiver associado todos os cursos no passo anterior, poderá posteriormente associar a UC noutro curso que estiver em falta.
Deverá ir a cada uma delas, carregar no link criar repositório e de seguida associar ao repositório existente.
Acesso à unidade curricular
Figura: versão complexa - exemplo 2ª UC de outro curso
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Repositório de conteúdos criado.
Repositório de conteúdos criado

Figura: repositório de conteúdos criado
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Posteriormente poderá verificar a configuração do repositório na funcionalidade de Avançadas > Associação de UCs ao repositório.
Verificar configuração do repositório de conteúdos da UC
Figura: Verificar configuração
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Legenda
Carregando no botão ver legenda.
Legenda

Figura: legenda de um repositório
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Adicionar conteúdo
Para adicionar conteúdo nas pastas deverá usar o seguinte botão que se encontra junto de cada pasta.
Botão adicionar conteúdo

Figura: Botão adicionar conteúdo
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Ao carregar no botão de adicionar conteúdo irá abrir o ecrã seguinte que permite criar ou uma pasta, ficheiro ou link.
Adicionar pasta
Adicionar pasta

Figura: adicionar pasta
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Adicionar ficheiro
Para adicionar um ficheiro deverá alternar para a tab respectiva.
Adicionar ficheiro

Figura: Adicionar ficheiro
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Adicionar link
Para adicionar um link deverá alternar para a tab respectiva.
Adicionar link

Figura: Adicionar link
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Adicionar texto
Para adicionar texto deverá alternar para a tab respectiva.
Adicionar texto

Figura: Adicionar texto
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Início publicação
Poderá adicionar um conteúdo com uma data de início de publicação diferida. Ou seja por exemplo introduzindo uma data futura, os estudantes apenas consigam consultar um documento daqui a uns dias.
Segurança
Caso pretenda que os estudantes não tenham acesso ao conteúdo imediatamente poderá restringir o seu acesso, carregando na opção de restrito a determinados grupos. Após a criação do conteúdo (ou carregamento de ficheiro) poderá posteriormente disponibilizar o conteúdo aos alunos (ou a um sub conjunto dos alunos).
Adicionar vários
Caso pretenda criar vários conteúdos (carregar vários ficheiros) rapidamente.
Adicionar vários conteúdos rapidamente

Figura: Adicionar vários
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Ao carregar no upload irá ficar no mesmo ecrã, mas é lhe mostrado uma mensagem semelhante a.
Mensagem de sucesso de conteúdo adicionado

Figura: Mensagem de sucesso de conteúdo adicionado
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Desta forma poderá adicionar um novo ficheiro, ou até criar uma sub pasta - caso altere para a tab Adicionar pasta.
Adicionar outro ficheiro

Figura: Adicionar outro ficheiro
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O resultado será:
Resultado de adicionar 2 ficheiros rapidamente

Figura: resultado de adicionar 2 ficheiros rapidamente
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Adicionar com etiqueta
Caso pretenda adicionar novo conteúdo logo com uma etiqueta, poderá seleccionar uma etiqueta previamente usada no ecrã seguinte no campo "Adicionar etiqueta existente". Caso pretenda criar o conteúdo com uma novo etiqueta poderá escrever a etiqueta no campo "Adicionar nota etiqueta".
Adicionar novo conteúdo com etiqueta existente ou nova etiqueta
Figura: Adicionar novo conteúdo com etiqueta existente ou nova etiqueta
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Visualização diferente
Existem outros modos de visualização do repositório que poderão ser úteis ao utilizador.
Abrir / fechar pastas
Para fechar as sub pastas carregar no botão Fechar pastas.
Fechar pastas

Figura: Fechar pastas |
Resultado após carregar no botão Fechar pastas.
Pastas fechadas

Figura: Pastas fechadas
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Poderá abrir as sub pastas carregando nos triângulos junto as pastas.
Abertura manual de sub pasta

Figura: Abertura manual de sub pasta
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Para voltar a abrir as pastas.
Botão abrir pastas

Figura: Botão abrir pastas
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Vista em árvore ou lista
Vista em lista

Figura: Vista em lista
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Visualização repositório em modo lista

Figura: Visualização repositório em modo lista
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Para voltar a visualizar em modo árvore deverá carregar no botão Vista em árvore.
Botão vista em árvore

Figura: Botão vista em árvore
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Modo ordenação
Para entrar no modo de ordenação deverá carregar no botão Modo de ordenação. Este modo permite mover os conteúdos no repositório.
Poderá usar as setas para cima ou para baixo ou usar o botão de ordenar alfabeticamente. Adicionalmente também é possível fazer drag-and-drop. Apenas o drag-and-drop suporta o mover conteúdos entre pastas.
Botão modo de ordenação

Figura: Botão modo de ordenação
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Vista do modo de ordenação.
Visualização do repositório em modo de ordenação

Figura: Visualização do repositório em modo de ordenação
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Botão mover conteúdo para cima, dentro da mesma pasta.
Botão mover conteúdo para cima

Figura: Botão mover conteúdo para cima
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Botão mover conteúdo para baixo, dentro da mesma pasta.
Botão mover conteúdo para baixo

Figura: Botão mover conteúdo para baixo
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Botão ordena alfabeticamente os conteúdos da pasta.
Botão ordenar alfabeticamente

Figura: Botão ordenar alfabeticamente
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Drag-and-drop
Atenção, para que o drag-and-drop funcione é necessário que faça drop sobre outro conteúdo - ver imagem seguinte.
Drag-and-drop

Figura: Drag-and-drop
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Resultado do drag-and-drop de cima.
Resultado Drag-and-drop

Figura: Resultado Drag-and-drop |
Cópia entre repositórios
O gestor do repositório (docentes pertencentes ao corpo docente) da UC poderão copiar conteúdos entre repositórios. Para poder fazer esta cópia é necessário que tenha acesso ao repositório de origem do conteúdo.
Atenção que é apenas copiado o conteúdo e não regras as segurança dos conteúdos.
É possível copiar um repositório inteiro ou copiar apenas uma pasta (e respectivo conteúdo) ou apenas um ficheiro ou link.
Seleccionar repositório de origem
Cópia - Seleccionar repositório de origem

Figura: Cópia - Seleccionar repositório de origem
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Seleccionar conteúdo a copiar
Para copiar carregar no link Copiar junto do conteúdo que pretende copiar.
Cópia - seleccionar conteúdo a copiar

Figura: Cópia - seleccionar conteúdo a copiar
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Resultado da cópia
Cópia - resultado

Figura: Cópia - resultado
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Etiquetas / tags
Etiquetar conteúdos. Para gerir as etiquetas (tags) dos conteúdos. As etiquetas são mostradas a todos os utilizadores com acesso ao repositório incluindo alunos.
Botão etiquetas

Figura: Botão etiquetas
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Exemplo de uma tag

Figura: Exemplo de uma tag
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Segurança
Por omissão apenas os alunos inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo. No entanto é possível
Para editar a segurança de cada item poderá carregar no seguinte botão.
Botão gerir segurança

Figura: Botão gerir segurança
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Ao carregar no botão irá surgir um ecrã semelhante ao seguinte.
Para dar acesso a mais utilizadores deverá carregar no botão Dar acesso a grupo de utilizadores ou caso numa situação excepcional dar acesso extra a um utilizador.
Caso pretenda remover o acesso deverá carregar no link Remover acesso no grupo respectivo.
Para despiste e verificação dos utilizadores com acesso deverá carregar no botão Utilizadores com acesso.
Gestão acessos
Figura: Gestão acessos
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Poderá dar acesso específico aos alunos de uma turma, de um curso ou de um turno.
Dar acesso 1

Figura: Dar acesso 1
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Ou dar acesso aos alunos de um curso.
Dar acesso 2

Figura: Dar acesso 2
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Lista de utilizadores com acesso a conteúdo

Figura: Lista de utilizadores com acesso a conteúdo
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Histórico de operações de gestão
Para consultar o histórico de operações de gestão (alteração) do repositório o gestor do mesmo deverá ir às avançadas e seleccionar a opção de Histórico de operações de gestão.
Aí será possível consultar todas as operações de escrita realizadas nomeadamente operação, conteúdo afecto, quem e quando.
É possível exportar para excel.
Histórico de download de ficheiros
Para consultar o histórico de downloads é entrar nas avançadas do repositório e fazer essa consulta.
É possível exportar para excel.
Espaço ocupado / Quota
Para consultar o espaço ocupado pelo repositório, poderá usar a funcionalidade de Espaço ocupado nas Avançadas do repositório.
Por omissão cada repositório tem um limite total de 250 MB e de 25 MB por ficheiro. Limites esses que poderão ser aumentados caso seja necessário.
Se necessitar de mais espaço, deverá entrar em contacto com o suporte do sistema.
Consulta espaço ocupado 1

Figura: Consulta espaço ocupado 1
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Consulta espaço ocupado 2

Figura: Consulta espaço ocupado 2 |
Fecho do repositório de conteúdo
Passado dois ano lectivos o docente deixará de conseguir editar o repositório de conteúdos. O objectivo é que o docente não se engane e edite um repositório de uma UC muito antiga.
Repositório fechado
Figura: Repositório fechado |