Repositório Conteúdos

O repositório de conteúdos é uma funcionalidade que permite ao docente adicionar:
  • Ficheiros
  • Links
  • Sub Pastas
  • Texto
Todo o corpo docente da UC é gestor do repositório, não existindo diferenças de permissões entre si. 
Por omissão apenas os alunos inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo do repositório, mas os gestores do repositório (docentes) poderão alterar este comportamento.

Na 1ª entrada na funcionalidade de repositório de conteúdo é pedido ao docente para criar um novo repositório.


1ª entrada na funcionalidade repositório de conteúdos de uma UC


Figura: link de criação repositório


Versão simples: com apenas uma execução (UC leccionada em apenas um curso)


1ª entrada num repositório de uma UC leccionada em apenas 1 curso



Figura: versão simples

Versão complexa: caso a UC esteja a ser leccionada em mais do que um curso (mais do que uma unidade de execução). Então será mostrado a lista de unidades de execução da mesma unidade de competência (lista da mesma UC noutros cursos/turmas). Caso o docente pretenda unificar e gerir toda a UC no módulo de gestão de repositório de conteúdos junta, então deverá seleccionar todas as UCs que pretenda juntar e de seguida carregar no botão Criar repositório


1ª entrada num repositório de uma UC com mais do que um curso



Figura: versão complexa - exemplo criar repositório para UC em mais do que um curso

Se o docente não tiver associado todos os cursos no passo anterior, poderá posteriormente associar a UC noutro curso que estiver em falta.
Deverá ir a cada uma delas, carregar no link criar repositório e de seguida associar ao repositório existente.


Acesso à unidade curricular

Figura: versão complexa - exemplo 2ª UC de outro curso


Repositório de conteúdos criado.


Repositório de conteúdos criado



Figura: repositório de conteúdos criado

Posteriormente poderá verificar a configuração do repositório na funcionalidade de Avançadas > Associação de UCs ao repositório.


Verificar configuração do repositório de conteúdos da UC



Figura: Verificar configuração

Legenda

Carregando no botão ver legenda.


Legenda



Figura: legenda de um repositório

Adicionar conteúdo

Para adicionar conteúdo nas pastas deverá usar o seguinte botão que se encontra junto de cada pasta.


Botão adicionar conteúdo



Figura: Botão adicionar conteúdo 


Ao carregar no botão de adicionar conteúdo irá abrir o ecrã seguinte que permite criar ou uma pasta, ficheiro ou link.

Adicionar pasta


Adicionar pasta



Figura: adicionar pasta


Adicionar ficheiro

Para adicionar um ficheiro deverá alternar para a tab respectiva.


Adicionar ficheiro



Figura: Adicionar ficheiro


Adicionar link

Para adicionar um link deverá alternar para a tab respectiva.


Adicionar link



Figura: Adicionar link


Adicionar texto

Para adicionar texto deverá alternar para a tab respectiva.


Adicionar texto



Figura: Adicionar texto


Início publicação

Poderá adicionar um conteúdo com uma data de início de publicação diferida. Ou seja por exemplo introduzindo uma data futura, os estudantes apenas consigam consultar um documento daqui a uns dias.

Segurança

Caso pretenda que os estudantes não tenham acesso ao conteúdo imediatamente poderá restringir o seu acesso, carregando na opção de restrito a determinados grupos. Após a criação do conteúdo (ou carregamento de ficheiro) poderá posteriormente disponibilizar o conteúdo aos alunos (ou a um sub conjunto dos alunos).

Adicionar vários

Caso pretenda criar vários conteúdos (carregar vários ficheiros) rapidamente.


Adicionar vários conteúdos rapidamente



Figura: Adicionar vários


Ao carregar no upload irá ficar no mesmo ecrã, mas é lhe mostrado uma mensagem semelhante a.


Mensagem de sucesso de conteúdo adicionado



Figura: Mensagem de sucesso de conteúdo adicionado


Desta forma poderá adicionar um novo ficheiro, ou até criar uma sub pasta - caso altere para a tab Adicionar pasta.


Adicionar outro ficheiro



Figura: Adicionar outro ficheiro


O resultado será:


Resultado de adicionar 2 ficheiros rapidamente



Figura: resultado de adicionar 2 ficheiros rapidamente

Adicionar com etiqueta

Caso pretenda adicionar novo conteúdo logo com uma etiqueta, poderá seleccionar uma etiqueta previamente usada no ecrã seguinte no campo "Adicionar etiqueta existente". Caso pretenda criar o conteúdo com uma novo etiqueta poderá escrever a etiqueta no campo "Adicionar nota etiqueta".


Adicionar novo conteúdo com etiqueta existente ou nova etiqueta



Figura: Adicionar novo conteúdo com etiqueta existente ou nova etiqueta

Visualização diferente

Existem outros modos de visualização do repositório que poderão ser úteis ao utilizador.

Abrir / fechar pastas

Para fechar as sub pastas carregar no botão Fechar pastas.


Fechar pastas

Figura: Fechar pastas

Resultado após carregar no botão Fechar pastas.


Pastas fechadas



Figura: Pastas fechadas


Poderá abrir as sub pastas carregando nos triângulos junto as pastas.


Abertura manual de sub pasta



Figura: Abertura manual de sub pasta


Para voltar a abrir as pastas.


Botão abrir pastas



Figura: Botão abrir pastas


Vista em árvore ou lista



Vista em lista



Figura: Vista em lista



Visualização repositório em modo lista

Figura: Visualização repositório em modo lista


Para voltar a visualizar em modo árvore deverá carregar no botão Vista em árvore.


Botão vista em árvore



Figura: Botão vista em árvore


Modo ordenação

Para entrar no modo de ordenação deverá carregar no botão Modo de ordenação. Este modo permite mover os conteúdos no repositório.
Poderá usar as setas para cima ou para baixo ou usar o botão de ordenar alfabeticamente. Adicionalmente também é possível fazer drag-and-drop. Apenas o drag-and-drop suporta o mover conteúdos entre pastas.


Botão modo de ordenação



Figura: Botão modo de ordenação


Vista do modo de ordenação.


Visualização do repositório em modo de ordenação



Figura: Visualização do repositório em modo de ordenação


Botão mover conteúdo para cima, dentro da mesma pasta. 


Botão mover conteúdo para cima



Figura: Botão mover conteúdo para cima


Botão mover conteúdo para baixo, dentro da mesma pasta.


Botão mover conteúdo para baixo



Figura: Botão mover conteúdo para baixo


Botão ordena alfabeticamente os conteúdos da pasta. 


Botão ordenar alfabeticamente



Figura: Botão ordenar alfabeticamente


Drag-and-drop 

Atenção, para que o drag-and-drop funcione é necessário que faça drop sobre outro conteúdo - ver imagem seguinte.


Drag-and-drop


Figura: Drag-and-drop


Resultado do drag-and-drop de cima.


Resultado Drag-and-drop

Figura: Resultado Drag-and-drop

Cópia entre repositórios

O gestor do repositório (docentes pertencentes ao corpo docente) da UC poderão copiar conteúdos entre repositórios. Para poder fazer esta cópia é necessário que tenha acesso ao repositório de origem do conteúdo.
Atenção que é apenas copiado o conteúdo e não regras as segurança dos conteúdos. 
É possível copiar um repositório inteiro ou copiar apenas uma pasta (e respectivo conteúdo) ou apenas um ficheiro ou link. 

Seleccionar repositório de origem



Cópia - Seleccionar repositório de origem



Figura: Cópia - Seleccionar repositório de origem

Seleccionar conteúdo a copiar

Para copiar carregar no link Copiar junto do conteúdo que pretende copiar.


Cópia - seleccionar conteúdo a copiar



Figura: Cópia - seleccionar conteúdo a copiar

Resultado da cópia



Cópia - resultado



Figura: Cópia - resultado


Etiquetas / tags

Etiquetar conteúdos. Para gerir as etiquetas (tags) dos conteúdos. As etiquetas são mostradas a todos os utilizadores com acesso ao repositório incluindo alunos.


Botão etiquetas



Figura: Botão etiquetas



Exemplo de uma tag



Figura: Exemplo de uma tag


Segurança

Por omissão apenas os alunos inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo. No entanto é possível 
Para editar a segurança de cada item poderá carregar no seguinte botão.


Botão gerir segurança



Figura: Botão gerir segurança


Ao carregar no botão irá surgir um ecrã semelhante ao seguinte.
Para dar acesso a mais utilizadores deverá carregar no botão Dar acesso a grupo de utilizadores ou caso numa situação excepcional dar acesso extra a um utilizador.
Caso pretenda remover o acesso deverá carregar no link Remover acesso no grupo respectivo. 
Para despiste e verificação dos utilizadores com acesso deverá carregar no botão Utilizadores com acesso.


Gestão acessos



Figura: Gestão acessos


Poderá dar acesso específico aos alunos de uma turma, de um curso ou de um turno.


Dar acesso 1



Figura: Dar acesso 1


Ou dar acesso aos alunos de um curso.


Dar acesso 2



Figura: Dar acesso 2




Lista de utilizadores com acesso a conteúdo



Figura: Lista de utilizadores com acesso a conteúdo


Histórico de operações de gestão

Para consultar o histórico de operações de gestão (alteração) do repositório o gestor do mesmo deverá ir às avançadas e seleccionar a opção de Histórico de operações de gestão.
Aí será possível consultar todas as operações de escrita realizadas nomeadamente operação, conteúdo afecto, quem e quando.
É possível exportar para excel.

Histórico de download de ficheiros

Para consultar o histórico de downloads é entrar nas avançadas do repositório e fazer essa consulta.
É possível exportar para excel.

Espaço ocupado / Quota

Para consultar o espaço ocupado pelo repositório, poderá usar a funcionalidade de Espaço ocupado nas Avançadas do repositório. 
Por omissão cada repositório tem um limite total de 250 MB e de 25 MB por ficheiro. Limites esses que poderão ser aumentados caso seja necessário. 
Se necessitar de mais espaço, deverá entrar em contacto com o suporte do sistema.


Consulta espaço ocupado 1



Figura: Consulta espaço ocupado 1




Consulta espaço ocupado 2



Figura: Consulta espaço ocupado 2

Fecho do repositório de conteúdo

Passado dois ano lectivos o docente deixará de conseguir editar o repositório de conteúdos. O objectivo é que o docente não se engane e edite um repositório de uma UC muito antiga.


Repositório fechado



Figura: Repositório fechado

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