Calendário de aulas

Avisos

Aviso

Foi criada uma nova funcionalidade no Fénix - Horário docente - que permite que o docente consulte o horário de aulas das unidades curriculares que leciona.

No âmbito desta nova funcionalidade, no Calendário de aulas, foram criadas novas funcionalidades que, no caso dos turnos com mais do que um docente, permitem ao docente indicar as aulas que vai lecionar e, assim, completar o seu Horário docente.

Para mais informações, solicitamos que consulte:
  • o manual do Horário docente e
  • as alterações ao Calendário de aulas (nesta página), nomeadamente no que diz respeito às Opções de Visualização, ao Docente planeado e às funcionalidades Leciona e Não leciona,

Calendário de aulas


Para aceder ao Calendário de aulas deve efectuar os seguintes procedimentos:
  • clicar no portal Docência;
  • seleccionar o Período de execução e
  • clicar na Unidade curricular pretendida,
  • clicar em Calendário de aulas no menu lateral esquerdo.


O calendário de aulas permite visualizar todas as aulas normais, de substituição e extraordinárias para o período lectivo da unidade curricular e indica se cada aula tem ou não o sumário inserido.

As aulas normais (planeadas) são criadas pelo secretariado de cada escola, no planeamento do ano lectivo, as aulas de substituição são criadas pelos docentes da unidade curricular e as aulas extraordinárias são normalmente criadas pelos docentes da unidade curricular ou excepcionalmente pelo secretariado de cada escola.

Nesta página podem ser mostrados dois tipos de avisos:
  • o aviso de que existem aulas sem sumários, no caso de existirem aulas ocorridas (cuja data e hora seja anterior à actual) que não tenham sumários inseridos e
  • o aviso de que existem aulas sem Docente planeado, no caso de existirem aulas cujo Docente planeado ainda não foi indicado.


Docente planeado


O sistema Fénix apresenta o horário do docente baseado nos
turnos aos quais o docente está associado. Quando existe mais do que um docente associado a um turno, todos estes docentes vêem  esse turno, no entanto, normalmente apenas um dos docentes leccionará cada uma das aulas. Este docente é o docente planeado da aula.

Assim, uma vez que o docente planeado de uma aula é o docente que previsivelmente leccionará essa aula, os docentes devem ter em conta as seguintes situações:

  • quando existe apenas um docente associado a um turno esse docente é associado automaticamente como docente planeado a todas as aulas desse turno e as aulas são mostradas automaticamente no respectivo Horário docente;
  • quando existe mais do que um docente associado a um turno, a associação do docente planeado a cada aula desse turno não é automática pelo que neste caso, a associação do docente planeado às aulas deve ser efectuada por uma das seguintes formas:
    • cada docente associado ao turno deve aceder ao Calendário de aulas no Fénix e clicar em Lecionar em cada aula que prevê leccionar (estas aulas passarão então a ser mostradas no respectivo Horário docente);
    • o secretariado da escola, caso tenha essa informação, pode indicar o docente planeado para cada aula (essas aulas passarão então a ser mostradas no respectivo Horário docente).
Notas
  • O facto de uma aula ter o docente A como docente planeado, não impede a possibilidade de o docente B leccionar a aula e inserir o respectivo sumário. Neste caso, o tempo desta aula será contabilizado nas horas de aulas leccionadas pelo docente B.
  • As aulas que não tiverem docente planeado não são mostradas nos horários dos docentes (apenas enquanto não tiverem docente planeado) mas são mostradas e geridas no calendário de aulas.

Opções de Visualização

Por omissão, quando o docente acede ao Calendário de aulas,  são mostradas todas as aulas dos turnos atribuídos/associados ao docente.

Para alterar a visualização do calendário de aulas e sumários existem as seguintes opções:

  • Aulas: permite indicar se pretende visualizar Todas as aulas do calendário, todas as aulas Ocorridas (com início até à data e hora actuais) ou todas as aulas Ocorridas Sem Sumário (com início até à data e hora actuais);
  • Tipo de aula: permite indicar o tipo das aulas a visualizar (Laboratorial, Teórica, etc.);
  • Turno: permite indicar o turno das aulas a visualizar;
  • Docente: permite indicar:
    • o [nome de um docente]: mostra as aulas cujo docente planeado seja o docente indicado;
    • Todos: mostra as aulas com docente planeado;
    • Outros: mostra todas as aulas cujo docente planeado não seja o próprio;
  • Incluir aulas sem docente planeado: permite indicar se pretende ver as aulas sem docente planeado (por omissão encontra-se marcada a opção Sim).

Turnos com apenas um docente associado

Nos turnos que têm apenas um docente associado, esse docente é associado automaticamente como o Docente planeado de todas as aulas do semestre pelo que estas aulas são mostradas com a coluna Docente planeado preenchida.

Turnos com mais do que um docente associado

Nos turnos que têm mais do que um docente associado, não sendo possível definir de forma automática o Docente planeado de cada aula, quando os docentes associados ao turno acedem ao Calendário de aulas, as aulas são mostradas sem Docente planeado. Contudo, assim que os docentes destes turnos indicarem que aulas vão Lecionar estas aulas passam a:
  • ter Docente planeado (ver coluna do Docente planeado);
  • ser mostradas no Horário docente do Docente planeado respectivo.

Inserir Sumário

Para consultar os procedimentos de inserção de um sumário, clique aqui.


Marcar como aula não lecionada


O docente tem a possibilidade de marcar como não leccionada uma aula prevista que faça parte de um turno que lhe tenha sido atribuído. As aulas marcadas como aulas não leccionadas não podem ter sumário associado. Podem ser criadas aulas de substituição das aulas marcadas como não leccionadas.

Para marcar uma aula como aula não leccionada, efectue os seguintes procedimentos:
  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, clique em Marcar como aula não leccionada, na linha da aula pretendida.


Desmarcar aula não lecionada



O docente tem a possibilidade de desmarcar uma aula que tenha sido marcada como aula não leccionada. Após a desmarcação da aula, passa a ser possível inserir o respectivo sumário.

Para desmarcar uma aula que tinha sido marcada como aula não leccionada, efectue os seguintes procedimentos:
  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, clique em Desmarcar aula não leccionada, na linha da aula pretendida.
Notas
  • A aula marcada como não leccionada só pode ser desmarcada pelo docente que a marcou ou pelo coordenador da unidade curricular.


Criar Aula de Substituição

O docente tem a possibilidade de criar aulas de substituição. As aulas de substituição só podem ser criadas após aulas previstas terem sido marcadas como aulas não leccionadas.

Para criar uma aula de substituição, efectue os seguintes procedimentos:
  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, clique em:
    • Criar aula de substituição na linha da aula pretendida, indicando os dados da aula substituta e as características da sala,

ou
    • na secção das Opções de Visualização, clique em Criar Aula de Substituição - hiperligação que se encontra na zona imediatamente anterior à tabela de aulas - indicando os dados da aula substituída, da aula substituta e as características da sala.
Notas
  • Sala - Seleccione correctamente a sala bem como as suas características. Caso não necessite de sala, seleccione a opção "Não necessita de sala".
  • Caso pretenda criar uma aula de substituição e a opção Criar aula de substituição não se encontre disponível na linha da aula que pretende substituir, deve garantir que a aula a substituir foi marcada como aula não leccionada.


Criar Aula Extra


O docente tem a possibilidade de criar aulas extraordinárias. Estas aulas são adicionadas às aulas previstas no calendário da unidade curricular.

Para criar uma aula extraordinária, efectue os seguintes procedimentos:
  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, na secção das Opções de Visualização, clique em Criar Aula Extra indicando os dados da aula extraordinária e as características da sala.

Notas

  • Sala - Seleccione correctamente a sala bem como as suas características. Caso não necessite de sala, seleccione a opção "Não necessita de sala".


Apagar Aula

Apenas as aulas de substituição e aulas extraordinárias que não tenham sumário podem ser apagadas pelo docente.

Para apagar uma aula, efectue os seguintes procedimentos:

  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, clique em Apagar Aula, na linha da aula que pretende apagar;
  4. na caixa de confirmação da acção, clique em Ok.


Editar Aula

Apenas as aulas de substituição e aulas extraordinárias que não tenham sumário podem ser editadas pelo docente.

Para editar uma aula, efectue os seguintes procedimentos:

  1. clique no separador Docência, escolha o Período de execução e clique na Unidade curricular;
  2. no menu lateral esquerdo, clique em Calendário de aulas;
  3. na página apresentada, clique em Editar Aula, na linha da aula que pretende editar;
  4. após efectuar as alterações, clique em Guardar.

Lecionar

Esta funcionalidade é visível no Calendário de aulas nas aulas dos turnos que têm mais do que um docente associado.

Permite que os docentes do turno indiquem em cada aula que a vão leccionar. Desta forma, o docente fica definido como o Docente planeado da aula e a aula passa a ser mostrada no Horário docente.


Não lecionar

Esta funcionalidade é visível nas aulas dos turnos que têm mais do que um docente associado e já foram associadas pelo docente ao seu Horário docente.

Permite que o docente indique que não irá leccionar a aula. Desta forma, o docente deixará de estar definido como o Docente planeado da aula e outro docente associado ao turno poderá indicar que a vai leccionar.

Após este procedimento, o docente poderá verificar que estas aulas deixam de ser mostradas no seu Horário docente.