Avaliações parcelares

Página de suporte das funcionalidades de gestão das avaliações parcelares nas unidades curriculares dos cursos geridos pelo ISCTE-IUL.


Introdução

No âmbito da avaliação dos estudantes nas unidades curriculares, foi criado no Fénix um módulo de funcionalidades que permitem gerir avaliações de vários tipos. Ao módulo composto por estas funcionalidades foi atribuído o nome Avaliações parcelares.

Existem os seguintes tipos de avaliações parcelares: Avaliação contínua, Teste, Projecto e Exame.

No Fénix:
  • os exames são criados pelos secretariados das escolas;
  • as avaliações parcelares dos restantes tipos - Avaliação contínua, Teste e Projecto, são criadas pelos docentes das unidades curriculares.

As avaliações parcelares de cada unidade curricular podem ser geridas por qualquer docente da unidade curricular.

As avaliações parcelares podem ser criadas através da interface do sistema/ecrã ou através de importação de ficheiro excel.

No Fénix, no módulo das avaliações parcelares não são criadas pautas com as notas das avaliações parcelares.

As pautas com a avaliação final dos estudantes nas unidades curriculares devem continuar a ser criadas e confirmadas no módulo da avaliação final tal como já era feito.

As notas que os docentes atribuírem aos estudantes nas avaliações parcelares são independentes entre si e também são independentes das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares.

O lançamento de notas nas avaliações parcelares pode ser efectuado através da interface do sistema (ecrã) ou através da importação de ficheiro excel.

O ficheiro excel deve ser criado por exportação do Fénix através da página das avaliações parcelares da unidade curricular para garantir a estrutura correcta no processo de importação do mesmo.


As notas dos estudantes nas avaliações parcelares de cada unidade curricular são inseridas no Fénix através da funcionalidade Avaliações parcelares.

As notas finais dos estudantes nas unidades curriculares são
inseridas no Fénix através do lançamento das pautas através da funcionalidade Avaliação Final.

Dados geridos nas avaliações parcelares

 Dados  Informação  Figura



Nome


O nome das avaliações parcelares em cada unidade curricular deve ser único. Assim, caso o docente pretenda criar mais do que um "Teste" numa unidade curricular deve indicar um nome único em cada teste ("Teste 1", "Teste 2", "Mini-Teste"...).

 
Indicar o nome

Figura 1: Indicar o nome





Tipo
 
Encontram-se definidos os seguintes tipos de avaliações parcelares: Avaliação contínua, Teste, Projecto e
Exame.

Apenas o tipo Exame permite indicar a época de avaliação (1.ª Época, 2.ª Época ou Época especial).

No Fénix, os exames são criados pelos secretariados das escolas.

Todas as avaliações parcelares criadas nas UC pelos docentes ou pelos secretariados das escolas são visíveis pelos docentes nas páginas das respectivas unidades curriculares.

 
 
Indicar o tipo

Figura 2: Indicar o tipo





Data e hora do
início e do fim das avaliações parcelares


O prazo definido na avaliação parcelar - a data e a hora do início e do fim - é usado para:
  • definir a duração da avaliação e também é usado
  • como prazo de submissão de ficheiros, caso o docente indique que a avaliação parcelar permite a submissão de ficheiros pelos estudantes.
 
Indicar o início e o fim

Figura 3: Indicar o início e o fim
 


Ponderação

Nas avaliações parcelares o docente pode indicar a ponderação (o preenchimento deste campo não é obrigatório).

A ponderação não é usada pelo sistema para efectuar qualquer cálculo mas é exportada para o ficheiro excel pelo que pode, assim, ser usada neste em cálculos.

 
Indicar a ponderação

Figura 4: Indicar a ponderação




 
Restrito para turnos




A inscrição dos estudantes nas avaliações parcelares com
inscrição prévia pode ser restringida apenas a determinados turnos.


Restringir a inscrição apenas a determinados turnos

Figura 5: Restringir a inscrição apenas a determinados turnos


 







 





Inscrições de estudantes

O sistema permite que o docente configure a inscrição nas avaliações parcelares pelos estudantes. A configuração é efectuada através do campo Requer inscrição prévia em cada avaliação parcelar.

N
as avaliações parcelares em que todos os estudantes devem ficar inscritos de forma automática, o campo Requer inscrição prévia deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo). As inscrições dos estudantes nestas avaliações parcelares não podem ser removidas.


Nas avaliações parcelares em que devem ser os estudantes a inscrever-se num determinado prazo, então, o campo Requer inscrição prévia deve ter o valor ON visível e deve ser indicado o prazo de inscrição. Nestas avaliações parcelares, o docente também pode inscrever e desinscrever estudantes sem estar sujeito ao prazo definido para a inscrição.

Para alterar a configuração da inscrição prévia de uma avaliação parcelar, após aceder à página das avaliações parcelares da unidade curricular, clique em [Editar] na coluna Período de Inscrição da avaliação pretendida, efectue a alteração e clique no botão Gravar para terminar a alteração.


Criar avaliação parcelar sem inscrição prévia


Figura 6: Criar avaliação parcelar sem inscrição prévia


Criar avaliação parcelar com inscrição prévia

Figura 7: Criar avaliação parcelar com inscrição prévia















Grupos de estudantes


A existência de grupos de estudantes nas avaliações parcelares é configurada pelo docente. A configuração é efectuada através do campo Grupo de alunos de cada avaliação parcelar.


No caso de uma avaliação parcelar sem grupos, o campo Grupo de alunos deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo).


No caso de uma avaliação parcelar com grupos, o campo Grupo de alunos deve ter o valor ON visível e devem ser indicados o número máximo de elementos de cada grupo e o número máximo de grupos.


Numa avaliação parcelar sem grupos de estudantes, não é possível fazer a alteração para que passe a ter grupos. Assim, caso seja necessário efectuar a correção referida a avaliação parcelar sem grupos deve ser eliminada/apagada e, a seguir, deve ser criada a avaliação parcelar com grupos.



Criar avaliação parcelar sem grupos de estudantes

Figura 8: Criar avaliação parcelar sem grupos de estudantes





Criar avaliação parcelar com grupos de estudantes

Figura 9: Criar avaliação parcelar com grupos de estudantes












Submissão de ficheiros
 

Nas avaliações parcelares o docente pode indicar se permitem a submissão de ficheiros pelos estudantes.
A configuração é efectuada através do campo Submissão de ficheiros de cada avaliação parcelar.

No caso de uma avaliação parcelar sem submissão de ficheiros, o campo Submissão de ficheiros deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo).

No caso de uma avaliação parcelar com  submissão de ficheiros, o campo Submissão de ficheiros deve ter o valor ON visível e deve ser indicado o número máximo de ficheiros a submeter por cada estudante ou por cada grupo no caso de avaliações parcelares com grupos e também o tamanho máximo de cada ficheiro.

Para alterar a configuração sobre a submissão de ficheiros de uma avaliação parcelar, na página das avaliações parcelares da unidade curricular, na coluna Nome da avaliação pretendida, clique em [Editar], altere os campos e clique no botão Submeter para guardar a alteração.


Criar avaliação parcelar sem submissão de ficheiros

Figura 10: Criar avaliação parcelar sem submissão de ficheiros


Criar avaliação parcelar com submissão de ficheiros

Figura 11: Criar avaliação parcelar com submissão de ficheiros
 









Pedidos de reserva de salas
 





Nas avaliações parcelares cujo início e fim ocorra no mesmo dia o docente pode criar um pedido de reserva de salas clicando em Requerer Salas na avaliação.

No
pedido de reserva de salas pode ser indicado o número previsto de estudantes bem como observações relevantes para a reserva das salas.

O pedido de reserva de salas será tratado pelo serviço respectivo, UER-Unidade de Edifícios e Recursos.

A sala reservada para a avaliação será mostrada na linha da avaliação parcelar, na mesma coluna em que foi feito o pedido de reserva.
 
Pedido de reserva de salas
Figura 12: Pedido de reserva de salas
 










Notas dos estudantes nas avaliações parcelares

 





 O sistema permite introduzir as notas dos estudantes nas avaliações parcelares ou importá-las por ficheiro excel.


Nas notas a atribuir nas avaliações parcelares, pode ser indicados números inteiros e números decimais com o ponto como separador da parte decimal.


As notas que os docentes atribuírem aos estudantes nas avaliações parcelares são independentes entre si e também são independentes das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares.
 
Avaliar estudantes
Figura 13: Avaliar estudantes



Acesso ao módulo das avaliações parcelares

O acesso ao módulo de funcionalidades das avaliações parcelares é efectuado através do portal Docência. A seguir, se não visualizar imediatamente a página mostrada clique em Administração de unidades curriculares, depois indique o período de execução (semestre) e clique no nome da unidade curricular pretendida. Finalmente, no menu lateral esquerdo, clique na funcionalidade Avaliações parcelares que permite aceder à página de gestão das avaliações parcelares.


Acesso à unidade curricular

Figura 14: Acesso à unidade curricular



Acesso ao módulo "Avaliações parcelares"


Figura 15: Acesso ao módulo "Avaliações parcelares"

 
Procedimentos de acesso ao módulo "Avaliações parcelares"

Para gerir as Avaliações Parcelares de uma unidade curricular, deve efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectuar a autenticação no Fénix;
  2. clicar no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clicar em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, seleccionar o Período de execução e clicar no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clicar em Avaliações parcelares para aceder à página de gestão das avaliações parcelares da UC.





Criar avaliações parcelares através da interface do sistema (ecrã)

As avaliações parcelares são criadas através do portal Docência, na área reservada à gestão das avaliações parcelares de cada unidade curricular.


Criar avaliação parcelar


Figura 16: Criar avaliação parcelar



Criar avaliação parcelar sem inscrição prévia



Figura 17: Criar avaliação parcelar sem inscrição prévia


 
Procedimentos para criar uma avaliação parcelar através do ecrã

Para criar uma avaliação parcelar através do ecrã, deve efectuar os seguintes procedimentos:

  1. efectuar a autenticação no Fénix;
  2. clicar no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clicar em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, seleccionar o Período de execução e clicar no nome da Unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clicar em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, clicar no botão [+] Criar avaliação;
  7. preencher os campos e clicar no botão Criar para guardar a nova avaliação parcelar.



Criar avaliações parcelares através da importação de ficheiro excel

As avaliações parcelares, para além de poderem ser criadas uma a uma através da interface do sistema (ecrã), também podem ser criadas pela importação do ficheiro excel.


Importar/Exportar Ficheiro excel com avaliações parcelares e notas
   

Figura 18: Importar/Exportar Ficheiro excel com avaliações parcelares e notas


De forma genérica, os passos para a criação de avaliações parcelares através da importação de ficheiro excel são os seguintes:
  • crie o ficheiro excel exportando-o do Fénix clicando no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
  • no ficheiro excel, na folha Avaliações, preencha as colunas da secção Avaliações com a informação das avaliações parcelares a criar;
  • caso pretenda importar as notas ao mesmo tempo que cria as avaliações parcelares no Fénix, então (ver imagem a seguir):
    • no ficheiro excel, na folha Avaliações, na secção Alunos, preencha o nome de cada avaliação nas colunas a seguir à coluna do Nome e
    • preencha as notas dos estudantes na(s) avaliação(ões) nas linhas/colunas de cada estudante/avaliação ;
  • importe o ficheiro para o Fénix para criar as avaliações parcelares e as notas se for o caso.


A folha Ajuda do ficheiro excel contém informação útil sobre:

  • as épocas de avaliação;
  • os tipos de avaliação;
  • a lista de valores possíveis para o lançamento de notas.

 
Procedimentos para exportar e importar o ficheiro excel das avaliações parcelares

Para criar e importar o ficheiro excel com a estrutura correcta, efectue os procedimentos indicados a seguir:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, seleccione o Período de execução e clique no nome da Unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
  7. na caixa mostrada:
    • para criar o ficheiro com todos os estudantes deve clicar na funcionalidade Download template;
    • para filtrar os estudantes por turma deve ser usada a funcionalidade que indica o nome da turma pretendida Download template para turma: [XXX];
  8. preencha a informação no ficheiro excel;
  9. para importar o ficheiro excel:
    • clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
    • clique no botão Choose File e indique o ficheiro a importar;
    • clique no botão Upload;
    • clique no botão Submeter.

Notas sobre o preenchimento do ficheiro excel:
  • na folha Avaliações, na secção Avaliações, devem ser indicadas as avaliações parcelares a criar: para tal, devem ser preenchidas as colunas:
    • Nome;
    • Tipo;
    • Época de Avaliação;
    • Ponderação a ponderação não é de preenchimento obrigatório uma vez que no Fénix é apenas informativa mas o docente pode preenchê-la e usá-la para efectuar cálculos no excel;
  • caso seja necessário, o docente pode criar linhas na secção Avaliações para criar mais avaliações parcelares;
  • as notas dos estudantes nas avaliações parcelares, são indicadas na secção Alunos, para isso, na linha do cabeçalho do número e do nome dos estudantes, deve indicar os nomes das avaliações parcelares e nas células respectivas preencher as notas dos estudantes;
  • podem ser usadas fórmulas;
  • não podem ser usadas ligações para outros ficheiros.

Ficheiro excel com avaliações parcelares e notas

Figura 19:
Ficheiro excel com avaliações parcelares e notas

Voltar para o topo


Configurar o estado de publicação de notas das avaliações parcelares

As notas das avaliações parcelares podem ou não ser visíveis para os estudantes e também podem ou não ser publicadas na página pública da unidade curricular do Fénix. A configuração é efectuada pelos docentes das unidades curriculares.

Existem os seguintes estados de visibilidade e de publicação das notas das avaliações parcelares:

  • Não publicadas - as notas não ficam visíveis no portal Estudante nem na página pública da unidade curricular;
  • Apenas ao próprio aluno 1 - cada estudante só vê a sua nota e pode consultá-la no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix acedendo através do link no nome da UC no portal Estudante. Neste caso, as notas não se encontram visíveis para o público na página pública da UC;
  • Alunos inscritos na disciplina 1 - as notas encontram-se visíveis apenas para os estudantes inscritos na unidade curricular. Cada estudante pode consultar a sua nota no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix acedendo através do link no nome da UC no portal Estudante onde vê também as notas dos restantes estudantes inscritos na UC. Neste caso, as notas não se encontram visíveis para o público na página pública da UC;
  • Público - cada estudante pode consultar a sua nota no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix. Neste caso, as notas encontram-se visíveis para o público na página pública da UC.

Notas
1 Consulta do estudante, efectuada a partir da sua área privada no Fénix, clicando no nome da unidade curricular que dá acesso à respectiva página pública.

Por omissão, as avaliações parcelares são criadas com o seguinte estado de publicação de notas - Não publicadas.

Para alterar o estado indicado, o docente deve aceder à avaliação parcelar pretendida, clicar em Alunos e, na parte final da página da avaliação parcelar, no campo Publicação de notas alterar o estado.


Alteração do estado de publicação de notas de uma avaliação parcelar
   

Figura 20: Alteração do estado de publicação de notas de uma avaliação parcelar


 
Procedimentos para alterar o estado de publicação das notas

Procedimentos para alterar o estado de publicação das notas de uma avaliação parcelar:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página da avaliação parcelar, clique no botão Editar que se encontra no fim da página a seguir ao campo Publicação de notas;
  8. altere o campo Publicação de notas para o estado pretendido;
  9. finalmente, clique no botão Gravar para terminar o procedimento.



Consultar avaliações parcelares

As avaliações parcelares das unidades curriculares podem ser consultadas através da página pública das unidades curriculares ou da página pública das avaliações dos cursos.




 

Procedimentos para consultar as avaliações parcelares

Para consultar as avaliações parcelares de uma unidade curricular, deve efectuar os procedimentos indicados a seguir.

Procedimentos de consulta das avaliações parcelares através da página pública da unidade curricular:

  1. no browser aceda ao endereço https://fenix.iscte-iul.pt;
  2. na linha do curso, clique em execuções;
  3. na página mostrada, na secção do semestre pretendido, clique no nome da unidade curricular;
  4. no menu lateral esquerdo clique em Avaliação.


Procedimentos de consulta das avaliações parcelares através da página pública do curso:

  1. no browser aceda ao endereço https://fenix.iscte-iul.pt;
  2. na linha do curso, clique em exames;
  3. na página mostrada será apresentada a lista das unidades curriculares do curso e as respectivas avaliações parcelares.

Voltar para o topo


Eliminar avaliações parcelares

As avaliações parcelares apenas podem ser eliminadas ou apagadas nas seguintes condições:

  • uma avaliação parcelar com inscrição prévia dos estudantes, só pode ser removida se não existirem estudantes inscritos;
  • uma avaliação parcelar sem inscrição prévia dos estudantes, só pode ser removida se não existirem estudantes avaliados;
  • uma avaliação parcelar com grupos, só pode ser removida se não existirem grupos.

A funcionalidade Remover só se encontra visível em cada avaliação parcelar se se verificarem as condições necessárias para a mesma poder ser removida.


Eliminar ou apagar uma avaliação parcelar

Figura 21: Eliminar ou apagar uma avaliação parcelar


 
Procedimentos para eliminar ou apagar uma avaliação parcelar

Procedimentos para eliminar ou apagar uma avaliação parcelar:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, seleccione o Período de execução pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações Parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, clique em Remover, na linha da avaliação parcelar pretendida;
  7. a seguir confirme o procedimento;
  8. após a confirmação do procedimento, a lista das avaliações parcelares será atualizada.


Voltar para o topo


Criar grupos nas avaliações parcelares

Nas avaliações parcelares com grupos de estudantes, os grupos são criados pelos estudantes mas o docente também pode criar grupos.

Quando o estudante se inscreve num grupo, o sistema disponibiliza as seguintes possibilidades:
  • inscrição num dos grupos existentes com vagas;
  • inscrição num novo grupo.

O sistema permite que o docente crie grupos para além do número máximo de grupos definido. O sistema também permite que o docente inscreva estudantes nos grupos para além do limite máximo de estudantes por grupo.


Criar grupo de estudantes numa avaliação parcelar


Figura 22: Criar grupo de estudantes numa avaliação parcelar



 
Procedimentos para criar um grupo numa avaliação parcelar

Para criar um grupo numa avaliação parcelar, devem ser efectuados os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página de gestão da avaliação parcelar, clique no botão Criar Grupo;
  8. na mesma página, a lista de grupos da avaliação parcelar será atualizada.

Voltar para o topo


Reutilizar/importar grupos entre avaliações parcelares

No Fénix é possível reutilizar (importar) grupos de estudantes nas avaliações parcelares. Para tal, a avaliação parcelar em que vão ser reutilizados/importados os grupos de estudantes (avaliação parcelar de destino) deve ser criada (com grupos) indicando nas configurações o valor ON no campo Grupo de alunos. A seguir, para fazer a importação dos grupos aceda à avaliação parcelar de destino.


Funcionalidade de importação de grupos na avaliação parcelar de destino
   
 
Figura 23: Funcionalidade de importação de grupos na avaliação parcelar de destino



Indicar a avaliação parcelar de origem dos grupos a importar
   
 
Figura 24: Indicar a avaliação parcelar de origem dos grupos a importar



 
Procedimentos para importar grupos de uma avaliação parcelar A para uma avaliação parcelar B

Para reutilizar ou importar os grupos de estudantes da avaliação parcelar A para a avaliação parcelar B, devem ser efectuados os seguintes procedimentos:
  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar de destino, clique em Alunos;
  7. na página de gestão da avaliação parcelar, clique no botão Importar Grupos;
  8. na caixa mostrada, na linha da avaliação parcelar de origem, clique em Importar grupo;
  9. na mesma página, a lista de grupos da avaliação parcelar será atualizada.


Voltar para o topo

Eliminar grupos nas avaliações parcelares

Nas avaliações parcelares, os grupos só podem ser eliminados ou apagados se não tiverem estudantes inscritos. O botão Remover só se encontra visível em cada grupo quando se verifica a condição indicada.

Para remover um grupo o docente deve aceder à unidade curricular/período de execução, na página das avaliações parcelares clicar em Alunos e, finalmente, na página dos grupos clicar em Remover no grupo pretendido.


Eliminar grupos nas avaliações parcelares
   


Figura 25: Eliminar
grupos nas avaliações parcelares


 
Procedimentos para eliminar ou apagar um grupo

Procedimentos para eliminar ou apagar um grupo:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página da avaliação parcelar, na linha do grupo que pretende remover clique em Remover;
  8. na mesma página, a lista de grupos será atualizada.


Voltar para o topo


Requisitar salas para avaliações parcelares

O pedido de reserva de salas para avaliações parcelares é efectuado na página das avaliações parcelares através da funcionalidade Requerer salas.

A funcionalidade só se encontra disponível nas avaliações parcelares cujo início e fim ocorra no mesmo dia.

Caso as avaliações parcelares ocorram durante as aulas previstas no calendário letivo das unidades curriculares, não é necessário pedir reserva de salas uma vez que as aulas já têm as salas reservadas.

No pedido de reserva de sala(s) podem ser preenchidos pelo docente os seguintes campos:

  • Número previsto de alunos: este campo deve ser preenchido quando o número de estudantes previsto for diferente do número de estudantes inscritos na avaliação parcelar (por exemplo, um teste ou exame em que todos os estudantes da unidade curricular são automaticamente inscritos mas o docente prevê que nem todos comparecerão):
  • Observações: este campo pode ser preenchido se o docente pretender indicar outra informação relacionada com a marcação da sala.

Após o pedido de reserva de salas ser efectuado passa a ser mostrada a informação "Pedido efectuado" na coluna Salas da respetiva avaliação parcelar.

A lista de salas atribuídas a cada avaliação parcelar é mostrada na coluna Salas.


Nos casos em que a data da reserva da(s) sala(s) ainda não se encontra ultrapassada, podem ser efectuados pedidos de alteração da reserva. Para isso, é necessário clicar em Requerer Salas e preencher os campos:
  • Número previsto de alunos;
  • Observações.


Pedido de reserva de sala(s)
   
 

Figura 26:
Pedido de reserva de sala(s)


 
Procedimentos para efectuar pedidos de reserva de salas

Procedimentos para efectuar o pedido de reserva de salas para uma avaliação parcelar:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccionar o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Requerer Salas;
  7. a seguir, caso considere necessário, preencha os campos:
    • Número previsto de alunos: preencha no caso do número previsto de estudantes que estarão presentes ser diferente do número de estudantes inscritos na unidade curricular;
    • Observações: preencha no caso de pretender indicar mais informação relacionada com a marcação da sala;
  8. finalmente, clique no botão Gravar para terminar o procedimento.

Voltar para o topo


Inscrever estudantes nas avaliações parcelares

Nas avaliações parcelares sem inscrição prévia, todos os estudantes da unidade curricular são inscritos de forma automática. Nestas avaliações não existe a possibilidade de retirar a inscrição de estudantes.

Nas avaliações parcelares com inscrição prévia, apenas ficam inscritos os estudantes que se inscreverem no prazo definido ou que o docente inscrever.  O docente não se encontra sujeito ao prazo de inscrição definido pelo que pode inscrever ou retirar a inscrição de estudantes fora do prazo de inscrição definido em cada avaliação parcelar.

Avaliações parcelares com inscrição prévia, sem grupos

Em avaliações parcelares com inscrição prévia, sem grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos nestas avaliações parcelares cria automaticamente as respectivas inscrições.

Avaliações parcelares com inscrição prévia, com grupos

Em avaliações parcelares com inscrição prévia, com grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos num grupo não cria as inscrições pelo que os estudantes já devem estar inscritos nos grupos para a importação das notas por ficheiro excel poder ser efectuada.

A inscrição de estudantes em avaliações parcelares deve ser efectuada pelos próprios estudantes através da sua área privada no portal Estudante. No entanto, pode haver necessidade de o docente inscrever ou retirar a inscrição de estudantes, então, o sistema disponibiliza ao docente funcionalidades que permitem a gestão de inscrições de estudantes nos grupos de uma avaliação parcelar.

O docente não está sujeito ao prazo de inscrição definido numa avaliação parcelar caso pretenda inscrever ou retirar as inscrições dos estudantes nos respectivos grupos.


Inscrição de estudantes numa avaliação parcelar
   


Figura 27: I
nscrição de estudantes numa avaliação parcelar


Na página de inscrição de estudantes existe a possibilidade de aplicar filtros para serem mostrados apenas determinados estudantes. Os parâmetros disponíveis permitem filtrar por:

  • Turnos;
  • Nomes;
  • Notas;
  • Época da nota;
  • Alunos sem inscrição em avaliação deste tipo: este campo permite filtrar estudantes inscritos ou não noutra avaliação parcelar do mesmo tipo. Se a avaliação em causa for, por exemplo, do tipo teste, então, este campo marcado mostra estudantes sem inscrição noutras avaliações do tipo teste;
  • campo de filtro aberto em que é possível indicar o número ou o nome do(s) estudante(s) a filtrar.



Inscrever estudantes numa avaliação parcelar
   

Figura 28: Inscrever estudantes numa avaliação parcelar


 
Procedimentos para inscrever um aluno numa avaliação parcelar com inscrição prévia

Procedimentos para inscrever um aluno numa avaliação parcelar com inscrição prévia definida:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página da avaliação parcelar, clique no botão Inscrever Aluno;
  8. na página apresentada, clique no link Inscrever do aluno pretendido ou marque vários estudantes e clique no botão Inscrever Alunos seleccionados que se encontra a seguir à tabela dos estudantes.


Voltar para o topo


Retirar inscrições de estudantes das avaliações parcelares

Numa avaliação parcelar com inscrição prévia, a inscrição de um aluno pode ser removida pelo próprio aluno, dentro do prazo de inscrições, ou por um docente da unidade curricular dentro ou fora do período de inscrições.

Para que a inscrição possa ser retirada é necessário que o aluno não tenha nota atribuída nessa avaliação parcelar pelo que a funcionalidade Remover só se encontra visível quando se verifica esta condição.

Na página de gestão da avaliação parcelar, para retirar a inscrição de um aluno, clique em Remover na linha do aluno.


Retirar a inscrição de um estudante numa avaliação parcelar
   


Figura 29:
Retirar a inscrição de um estudante numa avaliação parcelar


 

Procedimentos para retirar inscrições de estudantes de avaliações parcelares

Para retirar a inscrição de um aluno numa avaliação parcelar, devem ser efectuados os seguintes procedimentos:

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página da avaliação parcelar, que mostra a lista de estudantes inscritos, na linha do aluno pretendido, clique em Remover;
  8. a seguir confirme o procedimento;
  9. após a confirmação do procedimento o sistema atualiza a lista de estudantes inscritos na avaliação parcelar.


Voltar para o topo


Lançar notas nas avaliações parcelares através da interface do sistema (ecrã)

O lançamento ou a alteração de notas nas avaliações parcelares, através da interface do sistema (ecrã), é efectuado através do portal Docência, na área reservada à gestão de cada unidade curricular, no módulo das avaliações parcelares, na funcionalidade Alunos da avaliação parcelar pretendida.

Associada a cada nota fica registada a informação sobre o nome do docente, a data e a hora da introdução ou alteração da nota.


Funcionalidade de lançamento de notas através do ecrã

Figura 30: Funcionalidade de lançamento de notas através do ecrã



O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes . No campo pode ser indicado o número ou o nome do aluno.


Lançar notas numa avaliação parcelar através do ecrã

Figura 31: Lançar notas numa avaliação parcelar através do ecrã



Procedimentos para introduzir/alterar as notas de uma avaliação parcelar através da interface do sistema (ecrã)

Procedimentos para introduzir/alterar as notas de uma avaliação parcelar através da interface do sistema (ecrã):

  1. efectue a autenticação no Fénix;
  2. clique no portal Docência;
  3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  4. na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  6. na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  7. na página da avaliação parcelar, a seguir à lista de estudantes inscritos, clique no botão Avaliar Alunos;
  8. na página de estudantes inscritos, na coluna Nota, inserir/alterar/eliminar a nota nos estudantes pretendidos;
  9. a seguir, para concluir o procedimento, clicar no botão Gravar.


Lançar notas nas avaliações parcelares através da importação de ficheiro excel

As notas das avaliações parcelares podem ser lançadas no Fénix através de importação de ficheiro excel. Para garantir que o ficheiro tem a estrutura correcta deve criá-lo através do botão Importar/Exportar Avaliações (Excel) disponível na página das avaliações parcelares.

Associada a cada nota fica registada a informação sobre o nome do docente, a data e a hora da introdução ou alteração da nota.

Após o preenchimento do ficheiro, o seu carregamento no Fénix é efectuado através do mesmo botão: Importar/Exportar Avaliações (Excel).



Ficheiro excel com avaliações

Figura 32: Ficheiro excel com avaliações

O ficheiro excel criado pelo sistema indica os seguintes dados:

  • na folha Avaliações:
    • identificação da unidade curricular e do(s) respectivo(s) curso(s);
    • identificação do docente que está a fazer a exportação do ficheiro;
    • identificação das avaliações parcelares que já existam, no Fénix, na unidade curricular bem como as respectivas épocas, datas de avaliação e ponderações;
    • a lista de todos os estudantes da unidade curricular ou os estudantes de uma determinada turma se tiver optado por filtrar por turma na criação do ficheiro;
    • colunas identificadas com o nome das avaliações parcelares que já existirem, no Fénix, na UC - caso já existam notas lançadas serão indicadas nas células respectivas;


  • na folha Ajuda, são indicados os seguintes dados informativos:
    • a lista de épocas de avaliação que podem ser indicadas;
    • os tipos de avaliações parcelares que podem ser indicados;
    • a lista de docentes da unidade curricular;
    • o conjunto de valores que podem ser usados nas notas a atribuir nas avaliações parcelares - para além dos números inteiros indicados podem ser usados números decimais com o ponto como separador da parte decimal.

Para a utilização do ficheiro excel, referem-se as seguintes regras:
  • o ficheiro a importar deve ser criado através da funcionalidade (botão) Importar/Exportar Avaliações (Excel) para garantir a estrutura correcta;
  • no ficheiro a importar não podem ser usadas ligações a ficheiros externos nas células;
  • podem ser criadas folhas no ficheiro excel desde que não sejam criadas antes da folha Avaliações, ou seja, a folha Avaliações deve ser a 1.ª folha do ficheiro;
  • podem ser usadas fórmulas no cálculo das notas da folha "Avaliações";
  • na folha Avaliações (que deve ser sempre a primeira folha do ficheiro):
    • os nomes das avaliações parcelares que já existam na UC, no Fénix, indicados nas colunas de lançamento das notas não podem ser alterados;
    • na secção Avaliações, podem ser indicadas avaliações parcelares a criar no Fénix, para tal, devem ser preenchidas as colunas:
      • Nome;
      • Tipo;
      • Época de Avaliação;
      • Ponderação: a ponderação não é de preenchimento obrigatório uma vez que no Fénix é apenas informativa mas o docente pode preenchê-la e usá-la para efectuar cálculos no excel;
    • caso seja necessário, o docente pode criar linhas na secção Avaliações para criar mais avaliações parcelares;
    • se o docente também pretender lançar as notas nas avaliações parcelares que está a criar, então para além de indicar estas novas avaliações parcelares na secção Avaliações também tem que indicar, na linha do cabeçalho do número e do nome dos estudantes, o nome de cada uma destas avaliações que estão a ser criadas e as notas nas respectivas linhas dos estudantes;
  • em avaliações parcelares com inscrição prévia e sem grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos nestas avaliações parcelares cria automaticamente as respectivas inscrições;
  • em avaliações parcelares com inscrição prévia e com grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos num grupo não cria as inscrições pelo que os estudantes já devem estar inscritos nos grupos para a importação das notas por ficheiro excel poder ser efectuada.

O procedimento de importação das notas será efectuado da seguinte forma:
  • na avaliação parcelar sem grupos:
    • se os estudantes se encontram inscritos e ainda não têm notas, as notas serão lançadas;
    • caso um aluno não se encontre inscrito, então, ficará inscrito na avaliação parcelar e a nota será lançada;
    • se a nota indicada no ficheiro for diferente da que um aluno já tem, então, o sistema mostrará a lista de todas as diferenças encontradas no ficheiro para o docente confirmar ou cancelar a importação do ficheiro -  este procedimento de confirmação é válido para todo o processo de importação, ou seja, se o docente confirmar o procedimento, então, todas as notas diferentes serão alteradas, se o docente cancelar o procedimento, então, não será importada qualquer nota do ficheiro;
  • na avaliação parcelar com grupos:
    • se os estudantes se encontram inscritos nos grupo e ainda não têm notas, as notas serão lançadas;
    • se um aluno não se encontrar inscrito, então, o ficheiro não será importado e será mostrado o aviso de que o aluno não está inscrito na avaliação parcelar.


       
      Procedimentos para importar as notas das avaliações parcelares através de ficheiro excel

      Procedimentos para importar as notas das avaliações parcelares através de ficheiro excel:

      1. efectue a autenticação no Fénix;
      2. clique no portal Docência;
      3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
      4. na página das unidades curriculares, seleccione o Período de execução e clique no nome da Unidade curricular pretendida;
      5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
      6. na página das avaliações parcelares, clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
      7. na caixa mostrada:
        • para criar o ficheiro com todos os estudantes deve clicar na funcionalidade Download template;
        • para filtrar os estudantes por turma deve ser usada a funcionalidade que indica o nome da turma pretendida Download template para turma: [XXX];
      8. preencha a informação no ficheiro excel;
      9. para importar o ficheiro excel:
        • clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
        • clique no botão Choose File e indique o ficheiro a importar;
        • clique no botão Upload;
        • clique no botão Submeter.


Avaliar grupos

Nas avaliações parcelares com grupos, é possível avaliar todos os estudantes de um grupo de uma vez, atribuindo-lhes a mesma nota.

Para atribuir a nota por grupo, o docente deve aceder à unidade curricular/período de execução e, na página das avaliações parcelares, clicar em Alunos na avaliação parcelar pretendida. A seguir, na página dos estudantes por grupo deve clicar no botão Avaliar grupos e indicar a nota a atribuir aos estudantes de cada grupo.


Consultar notas de uma avaliação parcelar

Para consultar as notas de uma avaliação parcelar, o docente deve aceder à unidade curricular/período de execução e, na página das avaliações parcelares, clicar em Alunos na avaliação parcelar pretendida.


Consultar as notas de uma avaliação parcelar

Figura 33: Consultar as notas de uma avaliação parcelar


O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes  indicando o número ou o nome do aluno.


Página de notas de uma avaliação parcelar


Figura 34: Página de notas de uma avaliação parcelar


Todas as notas das avaliações parcelares e as notas finais dos estudantes na unidade curricular podem ser exportadas para um ficheiro excel através da funcionalidade (botão) Importar/Exportar Avaliações (Excel), mas, as notas finais só serão exportadas se a respectiva pauta se encontrar confirmada.

 
Procedimentos para consultar as notas de uma avaliação parcelar

Para consultar as notas de uma avaliação parcelar devem ser efectuados os seguintes procedimentos:

  • efectue a autenticação no Fénix;
  • clique no portal Docência;
  • no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  • na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  • no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  • na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar pretendida, clique em Alunos;
  • na página da avaliação parcelar, é mostrada a lista de estudantes inscritos na avaliação parcelar com as respectivas notas.

Voltar para o topo


Consultar todas as notas da unidade curricular (notas das avaliações parcelares e notas finais)

A funcionalidade Ver Notas permite consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular. No entanto, as notas finais da unidade curricular só serão mostradas se a respetiva pauta se encontrar confirmada.

As notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular podem ser exportadas para um ficheiro excel através da funcionalidade (botão) Importar/Exportar Avaliações (Excel). No entanto, as notas finais da unidade curricular só serão indicadas no ficheiro se a respetiva pauta se encontrar confirmada.

O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes . No campo pode ser indicado o número ou o nome do aluno.



Consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular


Figura 35: Consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular



 
Procedimentos para consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular

Para consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular, deve efectuar os seguintes procedimentos:

  • efectue a autenticação no Fénix;
  • clique no portal Docência;
  • no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
  • na página das unidades curriculares, no campo Período de execução, seleccione o período pretendido e clique no nome da unidade curricular pretendida;
  • no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
  • na página das avaliações parcelares, clique no botão Ver Notas;
  • será então apresentada a página com a lista de todos os estudantes inscritos na unidade curricular e as respectivas notas nas avaliações parcelares e notas finais na unidade curricular, neste último caso, se a pauta da avaliação final já se encontrar confirmada.

Voltar para o topo





Tratar situações detetadas na importação do ficheiro excel



Aviso mostrado

Situação detetada
A situação impede a importação do ficheiro?
Solução
 


A avaliação [x] não está declarada na secção Avaliações do ficheiro excel.


O sistema detectou que no ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, existe uma coluna com o nome de uma avaliação parcelar [xxx] que ainda não existe no sistema nem se encontra indicada na secção Avaliações da folha.



Sim
 
No caso da avaliação parcelar [xxx] ter sido indevidamente indicada na folha Avaliações, deve ser eliminada da folha.

 No caso de pretender criar a avaliação parcelar [xxx] e importar as respectivas notas em simultâneo, então, o nome e os restantes dados da avaliação parcelar devem ser indicados na secção Avaliações.

 
o sistema e a seguir importar as notas ou preencher os dados no ficheiro para que possa ser automaticamente criada durante o processo de importação das notas.



O utilizador do docente responsável é obrigatório

 


o ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, o sistema detectou que o login do docente não existe.



Sim

Deve confirmar que a primeira folha do ficheiro é a folha das Avaliações a importar. Caso não seja, deve colocá-la em primeiro lugar.

Caso a primeira folha esteja correcta, o login do docente poderá não se encontrar correctamente indicado na célula respectiva (célula que se encontra à direita da célula com o nome Docente Responsável). Neste caso, o docente que vai fazer a importação do ficheiro deve indicar correctamente o seu login na célula.


 
O sistema abre janela com o seguinte texto:

Aviso: Conflito de notas

Existem notas que irão sobrescrever notas submetidas anteriormente.
Deseja continuar com a submissão?

indicando um ou mais estudantes com diferenças nas notas.

 


No ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, o sistema detectou que existem estudantes com notas diferentes das notas anteriormente lançadas.



Não
 

O sistema indica a vermelho as notas em que detectou diferenças. Assim, é possível verificar as alterações e, caso estejam correctas, confirmar (clicando no botão Continuar Submissão) a continuação da importação do ficheiro. No caso de pretender cancelar a importação, deve clicar no botão Cancelar e o ficheiro não será importado.
 
O aluno com o nº [xxxxx] não está inscrito à disciplina.

No ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, o sistema detectou que existe um aluno que não se encontra inscrito na unidade curricular.



Sim

Neste caso, deve eliminar da folha Avaliações o aluno que não se encontra inscrito na unidade curricular.

 
O nome do aluno não é igual ao identificado pelo sistema: [xxx].
 
No ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, o sistema detectou que existe um aluno cujo nome não está correcto de acordo com o que consta no Fénix.

 

Sim

Neste caso, na coluna Nome deve indicar o nome do aluno tal como consta no Fénix.

Voltar para o topo


Avisos mostrados pelo sistema

De acordo com as regras implementadas para cada ação, podem ser mostrados avisos que enquanto se mantiverem abertos não permitem efectuar mais ações no ecrã. Para fechar estes avisos (e desbloquear o ecrã) deve clicar no ecrã em cima da barra vermelha do aviso ou no teclado na tecla Esc.



Aviso mostrado ao tentar criar uma avaliação parcelar com o nome repetido


Figura 36: Aviso mostrado ao tentar criar uma avaliação parcelar com o nome repetido

Voltar para o topo


Perguntas frequentes

 Pergunta  Resposta
 
As notas lançadas no Fénix apenas através da funcionalidade Avaliação Final são visíveis na página das avaliações parcelares?
 
  As notas lançadas no Fénix apenas através da funcionalidade Avaliação Final ficam visíveis na página Ver Notas das avaliações parcelares apenas depois da respectiva pauta ser confirmada.

 
 As notas lançadas nos estudantes nas avaliações parcelares do tipo exame substituem a avaliação final dos estudantes na unidade curricular?
 
  Não.

  As notas lançadas nas avaliações parcelares do tipo exame ou qualquer outro tipo não substituem a avaliação final dos estudantes na unidade curricular.

  O lançamento de notas nas avaliações parcelares não cria pautas pelo que estas não podem substituir a avaliação final.

  A avaliação final dos estudantes na unidade curricular tem que ser sempre lançada através da funcionalidade Avaliação Final. Só esta funcionalidade permite ao docente criar e confirmar as pautas de avaliação final.

 
  As notas lançadas
nas avaliações parcelares do tipo exame devem ser iguais às notas lançadas na avaliação final dos estudantes na unidade curricular?
 
 As notas lançadas
nas avaliações parcelares do tipo exame não têm que ser iguais às notas lançadas na avaliação final dos estudantes na unidade curricular.

  As notas lançadas através da funcionalidade Avaliação Final são as notas que constam nas pautas de avaliação final dos estudantes na unidade curricular.


Apoio

Consultar informação sobre o serviço de apoio aqui.