Apreciação da unidade curricular



Introdução

A apreciação da unidade curricular é integrada no RUC - Relatório da unidade curricular e no RAC - Relatório de Autoavaliação do curso.


Apreciação da unidade curricular

A apreciação da UC encontra-se dividida nas seguintes secções:
  • Satisfação;
  • Grau de concretização;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Acções de melhoria a implementar;
  • Apreciação dos estudantes.

A inserção da apreciação da UC no sistema Fénix é efectuada pelo coordenador da UC tendo em conta a opinião da equipa docente da UC.

A página de visualização e gestão da apreciação da unidade curricular encontra-se no portal Docência no menu lateral esquerdo da área de cada unidade curricular.


  Procedimentos para acesso à página da apreciação da unidade curricular

Para aceder à página da apreciação da unidade curricular, efectue os seguintes procedimentos:

  • após efectuar a autenticação no Fénix, clique no portal Docência;

  • na página apresentada, clique no nome da unidade curricular curricular (Figura 1);

  • no menu lateral esquerdo, na secção Relatórios, clique em Apreciação da unidade curricular.



Acesso à página da apreciação da unidade curricular


Figura 1: Acesso à página da apreciação da unidade curricular



Página de apreciação da unidade curricular





Figura 2: Página da apreciação da unidade curricular



Informação a inserir na apreciação da UC

A informação deve ser preenchida em português e em inglês.


A página de inserção da informação encontra-se dividida em abas tendo em conta as secções já indicadas:

  • Satisfação: os campos são numéricos (podem ser indicados números entre 0 e 5) e o seu preenchimento é obrigatório;
  • Grau de concretização:
    • o preenchimento é obrigatório;
    • o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior podendo ser indicado, por exemplo, da seguinte forma:
      • Finalizada
      • Concretizada (a manter)
      • Concretizada (a desenvolver)
      • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos:
    • o preenchimento é facultativo;
    • podem ser identificados dos pontos fortes e aspectos a melhorar no funcionamento de alguns dos seguintes aspectos, tendo em conta a opinião e os contributos dos docentes e outras partes interessadas relevantes (ex: empregadores), por exemplo:
      • inovação pedagógica;
      • objectivos gerais do ciclo de estudos;
      • organização interna e mecanismos de garantia da qualidade;
      • recursos materiais e parcerias;
      • pessoal docente e não docente;
      • estudantes e ambientes de ensino/aprendizagem;
      • processos;
      • resultados.
  • Acções de melhoria a implementar:
    • o preenchimento é facultativo;
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os seguintes campos:
      • Aspecto a melhorar,
      • Proposta de melhoria,
      • Prioridade e
      • Indicador de implementação;
    • podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.

Inserir a informação em inglês

O sistema permite o preenchimento da informação em português e em inglês.

Cada registo deve ser inserido no sistema, apenas uma vez, indicando em cada campo a informação em português e em inglês, ou seja, não deve ser inserido duas vezes como forma de introduzir o texto em português e em inglês.

Por omissão, quando os campos de introdução da informação são disponibilizados, encontram-se na língua definida na área do Fénix. A seguir ao seu preenchimento, a introdução da informação em inglês, se se encontrar em português, é possível alterando a língua em cada campo de pt para en.


Apreciação da unidade curricular: por omissão a introdução da informação é disponibilizada na língua definida na área do Fénix



Figura 3: Apreciação da unidade curricular: por omissão a introdução da informação é disponibilizada na língua definida na área do Fénix



A alteração da língua de cada campo é efectuada no canto superior do lado direito do campo (ver caixas vermelhas na figura a seguir). A alteração da lingua de cada campo não altera a língua definida na área do Fénix.

Apreciação da unidade curricular: alterar a língua nos campos para introdução de informação nessa língua




Figura 4: Apreciação da unidade curricular: alterar a língua nos campos para introdução de informação nessa língua



Após a escolha da opção en em cada campo, é possível introduzir o respectivo texto em inglês.


Apreciação da unidade curricular: preencher a informação em inglês




Figura 5: Apreciação da unidade curricular: preencher a informação em inglês


Por exemplo, na secção dos pontos fortes e pontos fracos (mostrada na figura), o preenchimento da informação em português e inglês pode ser efectuada da seguinte forma:

  • preencher os campos "Pontos fortes" e "Pontos fracos" com a informação em português (pt);
  • a seguir, para preencher os dois campos em inglês é necessário clicar (na seta virada para baixo) na opção de alteração da língua de cada campo que se encontra no canto superior direito do campo e escolher en (inglês);
  • agora, podem então ser preenchidos ambos os campos com a informação em inglês;
  • finalmente, para guardar a informação introduzida nas duas línguas, clicar no botão "Guardar".

Alterar registos introduzidos anteriormente no Fénix apenas numa das línguas (por ex. introduzir o texto em inglês em registos que têm a informação apenas em português)

A informação que tenha sido inserida no sistema apenas numa das línguas pode ser alterada (editada) para introdução do texto na outra língua (não deve ser criado um novo registo na outra língua).

Esta alteração pode ser efectuada da seguinte forma, por exemplo, no caso de ter sido introduzida inicialmente informação apenas em português:
  • aceder à página com a informação em português;
  • em cada campo alterar a língua para en da forma já indicada em cima: clicar (na seta virada para baixo) na opção de alteração da língua de cada campo que se encontra no canto superior direito do campo e escolher en (inglês);
  • a seguir, preencher a informação em inglês;
  • finalmente, para guardar a informação introduzida, clicar no botão "Guardar" .


Marcar a informação como preenchida

Após a conclusão do preenchimento da apreciação da unidade curricular, esta deve ser marcada como preenchida.

A marcação da informação como preenchida é efectuada na caixa Estado de preenchimento da informação, no campo Marcada como preenchida/não preenchida.

Este procedimento permite consultar o estado de preenchimento de forma consistente para que possa ser publicada a versão final do RAC pelo gabinete de qualidade.


Marcar a informação como preenchida


 
 

Figura 6: Marcar a informação como preenchida



Após a marcação da informação como preenchida deixa de ser possível alterá-la, no entanto, enquanto o RAC não se encontrar no estado Bloqueado, é possível desmarcá-la, alterá-la e, a seguir, deve ser novamente marcada como preenchida.


Consultar a informação em ambas as línguas sem alterar a língua definida na área do Fénix

A consulta da informação dos campos preenchidos, numa das duas línguas, sem alterar a língua definida na área do Fénix é possível campo a campo da seguinte forma:
  • aceder à página com a informação pretendida, numa das línguas, por exemplo em português;
  • clicar em "Editar";
  • alterar a língua do campo pretendido para en da forma já indicada em cima: clicar (na seta virada para baixo) na opção de alteração da língua de cada campo que se encontra no canto superior direito do campo e escolher en (inglês);
  • após a escolha da opção en na língua, passou a ser mostrada a informação que foi inserida em inglês no campo.

Apreciação da unidade curricular: consultar a informação em inglês


        Clicar em "Editar" para poder consultar a informação dos campos em em inglês.





        Alterar a língua do campo pretendido para consultar a informação inserida nessa língua.
        O campo Pontos fortes mostra a informação introduzida em português.
        Para consultar a informação em inglês dos campos "Pontos fortes" e "Pontos fracos", alterou-se a respectiva língua para en.



Figura 7: Apreciação da unidade curricular: consultar a informação em inglês




A consulta de toda a informação, em ambas as línguas, é possível através da alteração da língua definida na área do Fénix.

A alteração da língua definida na área do Fénix é efectuada clicando nas bandeiras que se encontram no canto superior direito da área do Fénix, abaixo do botão "Sair".



Alteração da língua na área do Fénix




Figura 8: Alteração da língua na área do Fénix



RAC

Fluxo de estados do RAC



 
Figura 9: Fluxo de estados do RAC


Os estados do RAC são alterados tendo em conta o seguinte:

  • Rascunho: estado em que a informação do RAC se encontra em preenchimento;

  • Preenchido: estado em que os campos de preenchimento obrigatório foram preenchidos e marcados como preenchidos;

  • Bloqueado: estado em que os campos de preenchimento obrigatório não podem ser alterados e os ficheiros .pdf para a versão final do RAC podem ser inseridos no sistema pelo gabinete de qualidade;

  • Pendente: estado em que o RAC pode ser publicado;

  • Publicado: estado em que passam a ser disponibilizados os ficheiros (.pdf) inseridos no sistema para consulta da versão oficial do RAC.


Estrutura do RAC

A estrutura do RAC é a seguinte:

   

Índice

1. Identificação do curso

2. Pessoal docente
    2.1. Equipa docente do ciclo de estudos
        2.1.1. Unidades curriculares obrigatórias
        2.1.2. Unidades curriculares optativas
    2.2. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos docentes
        2.2.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)

3. Estudantes
    3.1. Caracterização dos estudantes por sexo
    3.2. Caracterização dos estudantes por idade
    3.3. Caracterização dos estudantes por região de proveniência
    3.4. Número de estudantes por ano curricular
    3.5. Procura do ciclo de estudos por parte dos potenciais estudantes
    3.6. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos estudantes
        3.6.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)
    3.7. Opinião dos estudantes sobre o curso

4. Resultados
    4.1. Resultados académicos
        4.1.1. Objectivos de aprendizagem (quando aplicável)
        4.1.2. Taxa de sucesso das unidades curriculares do ciclo de estudos
        4.1.3. Eficiência formativa do ciclo de estudos - transição de ano curricular
        4.1.4. Eficiência formativa do ciclo de estudos - conclusão do ciclo de estudos
        4.1.5. Empregabilidade
    4.2. Nível de internacionalização
    4.3. Outros resultados

5. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas no ano lectivo anterior

6. Análise dos pontos fortes e a melhorar no ciclo de estudos

7. Medidas concretas a implementar no ano seguinte

8. Comentários gerais

9. Anexos
    9.1. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos docentes
        9.1.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)
        9.1.2. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas na edição anterior das unidades curriculares
        9.1.3. Análise dos pontos fortes e a melhorar nas unidades curriculares
        9.1.4. Medidas concretas a implementar na edição seguinte das unidades curriculares
    9.2. Apreciação da Unidade Curricular - Perspectiva dos Estudantes
        9.2.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)



Funcionalidade: Visualizar RAC

A funcionalidade Visualizar RAC permite obter o relatório de autoavaliação de curso (RAC) por ano lectivo.

Enquanto o RAC não se encontrar no estado publicado, a contabilização dos dados é efectuada pelo sistema no momento em que é efectuado o pedido de visualização do RAC e, tendo em conta que os dados das matrículas/inscrições dos estudantes usados no RAC  se encontram em constante actualização, o RAC visualizado em cada momento pode ter informação diferente. Este procedimento de consulta do RAC pode ser demorado pelo que deve aguardar pelo seu termo antes de repetir o pedido de consulta.

Após a publicação do RAC, pelo gabinete de qualidade, serão disponibilizados dois ficheiros .pdf (um com e outro sem o ponto 9. dos anexos), para download, com a versão final deixando assim de ser necessário o processamento dos dados do momento para a sua visualização. Neste procedimento deixa de existir o tempo de espera do processamento dos dados uma vez que apenas é necessário fazer o download do(s) ficheiro(s) disponibilizado(s).


Consultar o RAC em português ou em inglês sem alterar a língua do navegador (browser)

Para consultar a informação do RAC em português ou em inglês sem alterar a língua do navegador (browser) deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • efetue os procedimentos para Visualizar o RAC;
  • na página de visualização do RAC em português, clique na hiperligação Consultar em inglês e na visualização do RAC em inglês, clique na hiperligação Consultar em português.