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Integração Fénix/Ciência-IUL

Integração entre o sistema Fénix e o sistema Ciência-IUL

Esta página contém informação acerca dos dados dos docentes e investigadores que são enviados do sistema Fénix para o sistema Ciência-IUL.


Dados enviados do Fénix para o Ciência-IUL

Indicam-se a seguir os dados que são enviados pelo Fénix para o Ciência-IUL relativamente a informação pessoal e institucional e currículo.

De todos os dados indicados neste capítulo, apenas alguns necessitam de ser introduzidos/actualizados pelo próprio docente no Fénix. No capítulo a seguir indicam-se os dados que o docente necessita de introduzir/actualizar no Fénix.

Informação pessoal e institucional

  • Número de funcionário;
  • Nome do funcionário;
  • Nome de utilizador (login, por exemplo xxxx@iscte.pt);
  • Fotografia;
  • Endereço de correio electrónico institucional;
  • Endereço de correio electrónico  pessoal;
  • Extensão (ver nota 1.);
  • Gabinete (ver nota 1.);
  • Cacifo (ver nota 1.);
  • Lista de contactos;
  • Acrónimo da unidade orgânica do local de trabalho;
  • Nome da unidade orgânica do local de trabalho;
  • Percentagem do contrato;
  • Categoria do contrato;

Notas:

  1. A extensão, o gabinete e o cacifo são actualizados no Fénix pela UER-Unidade de Edifícios e Recursos.

Currículo

  • Endereço do CV DeGóis (ver nota 1.);
  • Resumo do currículo;
  • Qualificações académicas;
  • Áreas de interesse na investigação;
  • Informação sobre as orientações (ver nota 2.);
  • Informação sobre as unidades curriculares leccionadas no ano lectivo actual (ver nota 3.);

Notas:

  1. Para que o endereço do CV DeGóis seja importado para o sistema Fénix e disponibilizado ao Ciência-IUL, é necessário que o endereço de correio electrónico que consta no CV DeGóis esteja registado no sistema Fénix.
  2. As orientações são introduzidas no Fénix pelos Secretariados das Escolas dos cursos dos alunos.
  3. Caso o docente detecte situações relativamente às unidades curriculares leccionadas sobre as quais necessite de esclarecimentos, deve contactar o secretariado da sua Escola.

Dados a actualizar pelo docente no Fénix

Resumo dos Dados

  • Fotografia;
  • Email pessoal;
  • Resumo do currículo;
  • Áreas de interesse na investigação;
  • Qualificações académicas.

Forma de actualização dos dados

Para preencher/actualizar no Fénix os dados pessoais indicados nesta página, o docente deve efectuar os seguintes procedimentos:

Actualizar a fotografia

A actualização de fotografias no Fénix passa por 1) o próprio colocar/submeter no Fénix o ficheiro actualizado da fotografia e 2) o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) aprovar a fotografia submetida. 

Após a fotografia ter sido submetida pelo docente no Fénix, esta será mostrada na área pessoal (do docente) com o estado pendente e submetida para aprovação do GCI. Enquanto se encontrar pendente para aprovação do GCI não será disponibilizada aos restantes utilizadores nem enviada para o Ciência-IUL. Para ver, o docente deverá clicar no portal Pessoal, a seguir, no menu lateral esquerdo, clicar em Informação pessoal e, na página apresentada, poderá verificar que a fotografia será mostrada com o estado (Pendente) à direita.

Após a aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), a fotografia será então disponibilizada no Fénix aos restantes utilizadores e enviada para o Ciência-IUL (o estado (Pendente) referido será eliminado).

Para colocar/submeter a fotografia no Fénix, existem duas formas possíveis. Assim, após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt e clicar no portal Pessoal, o docente deverá actualizar a fotografia usando uma das duas formas indicadas a seguir.

Primeira forma:

  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt, clique no portal Pessoal;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
  • na página apresentada, antes da secção 1 Contactos, clique em Submeter fotografia;
  • na página apresentada, na linha do campo Seleccione o arquivo, clique no botão Choose...;
  • após clicar no botão, é aberta uma janela de exploração de directorias que permite indicar o ficheiro com a fotografia, deve então clicar duas vezes no ficheiro para que o caminho e o nome do ficheiro sejam inseridos no campo Seleccione o arquivo;
  • a seguir, clique no botão Submeter para guardar o registo;

  • a fotografia será então submetida para aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) pelo que deve aguardar algum tempo pela sua disponibilização.


Segunda forma:

  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt, clique no portal Pessoal;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Submeter fotografia;
  • na página apresentada, na linha do campo Seleccione o arquivo, clique no botão Choose...;
  • após clicar no botão, é aberta uma janela de exploração de directorias que permite indicar o ficheiro com a fotografia, deve então clicar duas vezes no ficheiro para que o caminho e o nome do ficheiro sejam inseridos no campo Seleccione o arquivo;
  • a seguir, clique no botão Submeter para guardar o registo;
  • a fotografia será então submetida para aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) pelo que deve aguardar algum tempo pela sua disponibilização.

Actualizar contactos pessoais


Para actualizar os contactos pessoais a enviar para o Ciência-IUL, o docente deverá efectuar os seguintes procedimentos:
  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt, clique no portal Pessoal;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
  • na página apresentada, na secção 1 Contactos:
    • para actualizar o(s) número(s) de telemóvel:
      • caso ainda não exista um número de telemóvel:
        • na linha do campo Telemóvel, clique em Adicionar;
        • na página apresentada, preencha os campos indicados;
        • clique no botão Submeter para guardar o registo.
      • caso já exista um ou mais números de telemóvel:
        • para alterar cada um dos números:
          • clique em Alterar na linha do número a alterar;
          • na página apresentada, preencha os campos indicados;
          • clique no botão Submeter para guardar o registo.
        • para inserir novos números:
          • clique em Adicionar na linha de qualquer um dos números que já existem;
          • na página apresentada, preencha os campos indicados;
          • clique no botão Submeter para guardar o registo.
    • para actualizar o(s) endereço(s) pessoal(ais) de correio electrónico:
      • na linha de qualquer um dos endereços de correio electrónico institucional ou pessoal, clique em Adicionar;
      • na página apresentada, preencha os campos indicados;
      • clique no botão Submeter para guardar o registo.

Actualizar o Currículo


Para preencher/actualizar no Fénix os dados do currículo que são enviados para o Ciência-IUL, o docente deve efectuar os seguintes procedimentos:

  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt, clique no portal Curriculum;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Ver, clique em:
    • Manual de apoio para consultar o documento de apoio à gestão do currículo no Fénix;
    • Currículo para consultar a informação que consta actualmente no Fénix;
    • Resumo Textual para consultar e actualizar o resumo textual das suas principais competências:
      • na página apresentada, clique em Actualizar resumo para actualizar o resumo;
      • na página apresentada, preencha o campo Resumo textual;
      • clique no botão Submeter para guardar o registo.
    • Áreas de Investigação para consultar e actualizar as áreas de interesse na investigação e, na página apresentada, clique em;
      • Inserir nova área de investigação, para indicar uma nova área de investigação:
        • na página apresentada, preencha os campos indicados;
        • caso pretenda, pode inserir a área de investigação noutras línguas clicando em Adicionar nova língua;
        • clique em Submeter para guardar o registo.
      • Alterar ordem para ordenar as áreas de investigação:
        • na página apresentada, clique, arraste e clique em Guardar para guardar a alteração;
      • Editar para alterar uma área de investigação:
        • na página apresentada, preencha os campos indicados;
        • caso pretenda, pode inserir a área de investigação noutras línguas clicando em Adicionar nova língua;
        • clique em Submeter para guardar o registo;
      • Remover para eliminar uma área de investigação;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Competências, clique em:
    • Qualificações Académicas para consultar e actualizar as qualificações académicas obtidas e, na página apresentada, clique em;
      • Criar Qualificação para introduzir uma nova qualificação e, na página apresentada, preencha os campos indicados e clique no botão Criar para guardar o registo;
      • Editar caso pretenda alterar uma qualificação;
      • Apagar caso pretenda eliminar uma qualificação.

Em caso de dúvidas no preenchimento dos dados do currículo, recomenda-se a consulta do manual de apoio referido.