Candidatura e Inscrições Online em Unidades Curriculares de Ciclo de Estudos Subsequentes

Candidatura e Inscrições Online

Introdução


A partir do ano lectivo 2013/2014 as Candidaturas/Inscrições a Unidades Curriculares de Ciclo de Estudos Subsequentes são efectuadas online no Sistema Fénix. Este manual tem como objectivo auxiliar os alunos nesse processo.


Este processo pretende dar suporte online ao Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares de Ciclo de Estudos Subsequentes .


Através do Sistema Fénix o aluno pode:

  • Tomar conhecimento dos 2º Ciclos do ISCTE-IUL com Unidades Curriculares com vagas disponíveis para Ciclo de Estudos Subsequentes

  • Criar Candidatura através da escolha de um 2º Ciclo nessas condições

  • Inscrever em Unidades Curriculares do 2º Ciclo escolhido

  • Consultar o seu Plano de Estudos completo, antes e depois do processo


Procedimentos

Entrar no Fénix

Este processo destina-se a Alunos do ISCTE-IUL com Matrícula numa Licenciatura de 1º Ciclo e que 

assim já

possuem credenciais para aceder ao

Sistema Fénix.


Aceder à funcionalidade "Inscrever em Unidades Curriculares" no portal de Estudante

Assume-se que o Aluno já terá acedido a esta funcionalidade em períodos de inscrição anteriores, pelo que estará familiarizado com as informações que lhe irão ser apresentadas. Nomeadamente, relativas a declarações de normas e regulamentos do ISCTE-IUL e à autorização de cedência dos seus dados pessoais.







Impedimentos na funcionalidade "Inscrever em Unidades Curriculares"

Também à semelhança de outros processos de inscrição, caso exista algum impedimento que não permita ao Aluno inscrever-se este será comunicado sob a forma de mensagem de erro.

Notar que se Alunos cujo Ciclo de Estudos já foi concluído não podem proceder a uma candidatura a inscrições em Unidades Curriculares de Ciclo de Estudos Subsequentes.

Caso tenha propinas em dívida, surgirá uma mensagem de aviso no topo da página.


Escolher Ciclo de Estudos Subsequentes

De seguida é apresentado ao Aluno a página de gestão de inscrições da qual já terá conhecimento de anos anteriores. 

Estarão visíveis os Ciclos de Estudos disponíveis para inscrição nesse momento. No exemplo da imagem é demonstrado o caso mais simples, estando disponível apenas o 2º Ciclo referente a Unidades Curriculares de Ciclo de Estudos Subsequentes. Se, por exemplo, estiverem a decorrer inscrições em Época Especial no Curso atual do Aluno e tiver direito a essa Época, será também visível o 1º Ciclo do Curso.


Para escolher o Curso em que vai basear os seu Ciclo de Estudos Subsequentes, o aluno deverá clicar em "Escolher".




O sistema apresenta então uma lista de Cursos do ISCTE-IUL que dispõem nesse momento de Unidades Curriculares com vagas destinadas a Ciclo de Estudos Subsequentes. 

É dada a possibilidade do Aluno se informar sobre que Cursos tiveram vagas nessas condições mas que entretanto ocupadas por outros Alunos.


De notar que a lista de Cursos disponíveis pode sofrer alterações quer por abertura de novas vagas quer pela desinscrição de outros Alunos.




Inscrição em Unidades Curriculares

Uma vez escolhido o Curso, o grupo de Unidades Curriculares de Ciclo Estudos Subsequentes fica disponível para inscrição. Também aqui assume-se que o Aluno tem conhecimento do processo de inscrição. 

É de recordar a necessidade de clicar em "Guardar" para concretizar as escolhas de Unidades Curriculares. Só assim serão verificadas Regras de Inscrição fundamentais à validação da inscrição no Plano de Estudos do Aluno. Após clicar em "Guardar", será apresentada uma mensagem de erro ao Aluno caso alguma Regra não seja satisfeita pelo conjunto de Unidades Curriculares que escolheu.






Remover Ciclo de Estudos Subsequentes
Para se desinscrever e libertar as vagas reservadas por si no Ciclo de Estudos Subsequentes que escolheu anteriormente, deverá desinscrever-se de todas as Unidades Curriculares e grupos inscritos nesse Ciclo.

Uma vez removidas essas inscrições, poderá desinscrever-se do próprio Ciclo de Estudos Subsequentes e, se pretender, recomeçar o processo.









Ċ
Luís Egídio,
26/08/2013, 02:56
Comments